Destaques Cobrança exagerada, disciplina rígida e risco operacional faz índice de suicídio aumentar entre policiais, afirma presidente da ACS-PE

Cobrança exagerada, disciplina rígida e risco operacional faz índice de suicídio aumentar entre policiais, afirma presidente da ACS-PE


Foi o terceiro webinário promovido pelo grupo América Segura. Na noite dessa quarta-feira, representantes do Brasil, Médico e Argentina se encontraram virtualmente para debater os índices de suicídio entre Policiais, sob mediação do jornalista uruguaio Richar Enry Ferreira.
O representante brasileiro foi o Presidente da Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados, Albérisson Carlos. Ele agradeceu o convite e apresentou dados científicos sobre o tema. Segundo Albérisson, o trabalho policial em qualquer lugar do mundo tem questões específicas.
“Existe cobranças institucionais exageradas, disciplina rígida e alto grau de risco operacional. Isso se une à falta de estrutura em alguns lugares específicos, tornando nossa categoria bastante vulnerável. Estudos comprovam que o Policial tem uma tendência maior em desenvolver distúrbios psiquiátricos que outras pessoas” disse Albérisson.
O Presidente da ACS-PE mostrou dados sobre mortes de Policiais no Brasil em 2018, último ano com estatística completas. Foram 87 profissionais mortos em confrontos e 104 suicídios. Ou seja: morrem mais Policiais por suicídio do que em ação.
Outro dado que comprova a gravidade do problema, é o número de licenças por transtornos mentais. No Brasil, 45 Policiais são afastados por dia do serviço pro problemas psiquiátricos.
“É urgente que se faça um trabalho de prevenção, com acompanhamento institucional obrigatório e controle de armas. Ao ser constatado distúrbios depressivos o acesso a armamento tem que ser suspenso. Proponho que esse tema seja debatido com mais frequência. A ACS-PE vai provocar o poder público para isso. Há tempo eu afirmo que a PM está adoecendo”, concluiu Albérisson.

Juliany Maria 16 set 2021 - 16:20m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025
Prefeitura de São Lourenço

Prefeitura de São Lourenço
Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025