Educação Quatorze projetos da Rede Estadual estão na semifinal da 5ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

Quatorze projetos da Rede Estadual estão na semifinal da 5ª Olimpíada Nacional de Aplicativos


Dos 29 projetos selecionados para a semifinal da 5ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda), quatorze são de quatro escolas da Rede Estadual de Ensino. Agora, as equipes da Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra,  ETE José Nivaldo Pereira Ramos, ETE Luiz Alves Lacerda e da ETE Edson Mororó Moura precisam desenvolver e apresentar o aplicativo funcional num vídeo com duração de 2 a 3 minutos, até o dia 3 setembro. A lista de equipes selecionadas para a final será divulgada no dia 27 de setembro. 

Neste ano, a olimpíada promovida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul tem como tema “Fome Zero e Agricultura Sustentável”. O objetivo é estimular o desenvolvimento de tecnologias, ideias e soluções com potencial de transformação social e ambiental, além de fomentar, no ambiente escolar, a reflexão e o debate sobre e o tema. 

Para o gerente geral de Educação Profissional da SEE, George Bento, resultados como estes garantem melhores índices na Educação de Pernambuco. “Essa é uma olimpíada nacional muito importante pra gente, principalmente nesse período de retorno pós pandemia. Que a gente garanta uma educação com projetos cada vez mais inovadores, tecnológicos e que converse melhor com a juventude e as aspirações que eles têm das escolas. A gente consegue, dessa forma, ter uma menor evasão escolar, uma melhor adesão aos projetos escolares e a longo prazo teremos resultados ainda maiores”, pontuou.

A ETE José Nivaldo Pereira Ramos, localizada em  Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, tem seis projetos na semifinal: A.C.D.A, Ecorgânico, Colabore, Free Plant, Desp’Waste e Organic4. Este último foi semifinalista na 4º Onda e campeão da 3ª edição da CoDeSII, um concurso de desenvolvimento de sistemas inovadores. 

Organic4 é um protótipo de app que tem o objetivo de incentivar comunidades ao consumo de alimentos orgânicos. O sistema visa facilitar a compra de alimentos orgânicos, beneficiando produtores e consumidores, além de ressaltar a importância de práticas agrícolas sustentáveis, sem a utilização de agrotóxicos. 

Para Áurea Fernanda, integrante da equipe, a sensação é de gratidão. “Nosso coração está pura alegria! Após algum tempo de desenvolvimento do protótipo estamos colhendo os frutos do nosso esforço e empenho, isso é muito gratificante”, afirmou a jovem estudante do curso de Redes de Computadores, que trabalha junto com Láyza Vieira, João Henrique e Maria Fernanda no projeto.

Outro projeto semifinalista é o Colabore, da ETE Ministro Fernando Lyra, de Caruaru, que tem o objetivo de ajudar na arrecadação e doação de alimentos, roupas, kits higiênicos e outros materiais para instituições e projetos da região de Caruaru.  O intuito é incentivar cada vez mais pessoas a doar, e a se voluntariar por uma causa que admiram e/ou acreditam.

Para Iris Gabriella, estudante de Desenvolvimento de Sistemas e integrante do projeto Colabore,  estar na semifinal é uma conquista que vai atrair visibilidade também para a causa. “O sentimento é de gratidão e felicidade, tanto pelo reconhecimento do projeto, pois minha equipe e eu passamos dias e noites estudando, programando e deixando tudo perfeito para seguir na competição; E também por estarmos ajudando esses projetos sociais, dando destaque a eles, principalmente nesse período da quarentena, para que assim mais e mais pessoas possam conhecer e ajudar”, contou a jovem.

O app Colabore apresenta, ainda, os projetos sociais e as instituições que fazem a coleta e distribuição desses recursos a quem precisa. A partir dele, o usuário conhece o projeto, a causa e como pode ajudar, sendo com doações ou até se voluntariando a ajudar (isto é, doando seu tempo àquela causa). Além disso, ele mostra os pontos de doação pela cidade, onde o usuário pode deixar sua doação; E também faz um apelo do porquê doar e qual a importância dessas doações na vida daqueles que necessitam.

Conheça os semifinalistas pernambucanos da 5ª Olimpíada Nacional de Aplicativos:

ETE José Nivaldo Pereira Ramos (Santa Cruz do Capibaribe)

A.C.D.A

Ecorgânico

Colabore

Free Plant

Desp’Waste

Organic4

ETE Edson Mororó Moura (Belo Jardim)

Agrom

Bian

ETE Luiz Alves Lacerda (Cabo de Santo Agostinho)

Mangaio

Marché Vert

ETE Ministro Fernando Lyra (Caruaru)

Finis Fame

Colabore

Agroform

Green health

Juliany Maria 30 jul 2021 - 22:03m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de São Lourenço
Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025

Prefeitura de São Lourenço
Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025