
Campanha Fundaj Solidária é lançada nesta quinta-feira, em parceria com a CUFA
A Fundação Joaquim Nabuco, em parceria com a Central Única das Favelas Pernambuco (CUFA-PE), está lançando a campanha Fundaj Solidária. O projeto arrecadará donativos como alimentos não perecíveis, água, itens de higiene pessoal, roupas, colchões e cobertores para famílias que estão em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia do coronavírus. O lançamento da Fundaj Solidária será nesta quinta-feira (22), às 14h30, no Campus Casa Forte, com o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, e a presidente da CUFA Pernambuco, Altamiza Melo. O evento será restrito, como medida de segurança devido à pandemia do coronavírus.
A CUFA ficará responsável por distribuir os donativos para as cidades do Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, para as pessoas com maiores índices de vulnerabilidade. Ao todo são 24 mil famílias cadastradas pela organização. “Essa campanha reafirma o compromisso da Fundaj com as questões sociais. As coordenações de Serviços Gerais e de Comunicação Social estão envolvidas na arrecadação e contamos com a população para ajudar os pernambucanos”, destaca Antônio Campos, presidente da Fundação Joaquim Nabuco.
Grupos de cultura popular, artistas e profissionais da área técnica de casas de festas e eventos no estado receberão 30% dos itens arrecadados. Esses são grupos com papel fundamental para as ações e projetos da Fundaj e tiveram suas atividades paralisadas em virtude da pandemia. “Pernambuco tem uma das culturas mais vivas, pulsantes e diversas no país, que foi muito afetada pela chegada da Covid-19. Não se pode falar de preservação e perpetuação da cultura sem interligar com as favelas, pois lá é onde se resiste e reside a maioria dos brinquedos e brincantes”, explica Altamiza Melo, presidente da CUFA Pernambuco.
CUFA
A Central Única das Favelas nasceu há 20 anos e atua por todo o Brasil assistindo famílias das favelas e promovendo projetos alinhados aos interesses das classes populares. Em Pernambuco, a organização já é uma realidade em 300 comunidades, atendendo a 24 mil famílias espalhadas na Região Metropolitana do Recife. De acordo com uma pesquisa do DataFavela (parceria da CUFA com o Instituto Locomotiva), quase sete em cada dez pessoas que vivem em comunidades no Brasil tiveram piora em sua alimentação em 2021, como efeito colateral da pandemia.
Confira os endereços para fazer sua doação:
Engenho Massangana
PE 60 – Km 10, 54500-000, Cabo de Santo Agostinho
Fundação Joaquim Nabuco Derby
Rua Henrique Dias – 609, Derby, 52010-100, Recife
Fundação Joaquim Nabuco Casa Forte
Avenida Dezessete de Agosto – 2187, Casa Forte, 52061-540, Recife
Fundação Joaquim Nabuco Apipucos
Rua Dois Irmãos – 92, Apipucos, 55071-440, Recife
Deixe uma resposta