Jovens amigos pernambucanos, idealizadores do Instituto de Formação Cidadã – IFC, passam a integrar o Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP)
O Instituto surgiu a partir do movimento originalmente chamado “Cidadão Arretado” com objetivo de estimular o cidadão comum a entender mais sobre o funcionamento da política local e a participar das decisões tomadas pelo poder público. Com o amadurecimento do movimento, os jovens constituíram o IFC para defender e difundir, de maneira mais efetiva, a democracia participativa, a exemplo do “Orçamento Participativo”, dos “Conselhos de Políticas Públicas”, dentre outros.
João Guerra, presidente do Instituto, observa que os detentores dos mandatos políticos precisam manter aberto um constante canal de diálogo com a sociedade civil organizada, para que as decisões tomadas possam considerar, ao máximo, as necessidades das pessoas. Ele acrescenta, ainda, que “o poder público precisa adotar iniciativas que visem ao amadurecimento do cidadão nesse processo de participação, sempre com o propósito de aumentar a efetividade de nossa democracia”.
O OIDP, do qual os jovens passaram a participar, é uma rede internacional atualmente sediada na cidade de Barcelona (Espanha) e reúne mais de 1000 cidades de todo o mundo, entidades, organizações e centros de investigação que pretendem conhecer, trocar e aplicar experiências sobre democracia participativa no â̂mbito local para consolidar a democracia no governo das cidades.
Deixe uma resposta