DELEGADA GLEIDE ÂNGELO COMEMORA CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA
Deputada acompanha nomeação dos aprovados nos concursos há quase dois anos.
O Governo do Estado e a Secretaria de Defesa Social anunciaram na manhã desta quinta-feira (04) a convocação de 1.925 aprovados nos concursos das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militares. A Delegada Gleide Ângelo articula a nomeação dos aprovados na área da segurança desde 2019. “Os números crescentes de casos se explicam pela falta de policiamento nas ruas, pelo aumento assustador dos números de homicídios só no ano passado. Existe essa defasagem porque os policiais, os delegados, vão se aposentando e não havia novos profissionais chamados para o lugar. Mas, esta convocação vai se refletir na qualidade do serviço oferecido para a sociedade. Sou concursada da Polícia Civil e sei como eles (os nomeados) vão se dedicar, vão valorizar e honrar as instituições. E quem ganha, ao final, é toda a sociedade, somos todos nós”, comenta.
Ciente da relevância do incremento de pessoal no campo da segurança, a Delegada tomou para si o compromisso de articulação em nome dos aprovados dos concursos do ano de 2017, último grande pleito feito no estado. Foram discussões sobre a infraestrutura disponível para abarcar os novos profissionais e até o impacto destas nomeações no orçamento estadual. O surgimento da pandemia da Covid-19 foi mais um empecilho, uma vez que houve a urgente necessidade do desvio de verbas de outras áreas para a realidade da calamidade pública.
O compromisso da Delegada com a causa se reverteu, inclusive, com a criação do Projeto de Lei 1015/2020, que suspendeu os prazos de validade dos calendários de concursos públicos estaduais e municipais já homologados e em fase de convocação de aprovados durante o excepcional momento. Em Pernambuco, o estado de calamidade pública deverá permanecer até o próximo dia 31 de julho. “Ninguém teria como imaginar como foi o ano de 2020 em relação ao coronavírus. Um cenário devastador cujas consequências ainda estamos tendo de lidar. E o estado fez o que era certo naquele momento, priorizando os cuidados com a saúde. Agora, com o avanço das pesquisas e até mesmo o início da vacinação contra a Covid-19, chegou o momento para se falar sobre a realidade da segurança pública aqui do estado”, explica.
No total, serão preenchidas 1.510 vagas para a Polícia Militar, 100 para delegados da Polícia Civil, 50 para médicos legistas e 45 auxiliares de peritos, cargos fazem parte da Polícia Científica. Também serão convocados 220 profissionais para o Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Ainda há grupos cujas nomeações estão em negociação, como cerca de 40 delegados de polícia e peritos papiloscopistas, mas a parlamentar reitera seu compromisso até a última nomeação “Precisamos sempre fortalecer a segurança pública. Este foi e sempre será o meu primeiro compromisso com a população, porque eu sou delegada de polícia. Sei que nem todos puderam ser contemplados, mas nosso trabalho vai continuar, até a última nomeação”.
Deixe uma resposta