
Nazaré da Mata celebra Dia Nacional do Frevo embalada pela alegria dos foliões
Evento teve participação da prefeita Adriana Andrade Lima e do secretário Washington Moraes, com destaque para a Orquestra de Frevo Capa Bode e blocos tradicionais
A prefeita de Nazaré da Mata, Adriana Andrade Lima, e o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Washington Moraes, participaram do Dia Nacional do Frevo, celebrado nesse domingo, 9. O evento, realizado no turno da tarde, contou com um arrastão puxado pela Orquestra de Frevo Capa Bode, reconhecida como Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura do Estado.
O cortejo teve início com os estandartes dos blocos carnavalescos tradicionais da cidade, como Formiga Lambendo Açúcar, Boi Cerâmica Maguari, Juá em Folia e Bloco Ramo Verde. Embalados pelos Frevo de Rua, Frevo Canção, Frevo de Bloco e Frevo Rural, os foliões percorreram ruas e avenidas do município, que além ser reconhecida como a Capital Estadual do Maracatu Rural, também é tradição do Frevo.
A prefeita Adriana Andrade Lima enfatizou o papel do frevo como expressão cultural e patrimônio imaterial do Brasil. “Essa manifestação é parte da nossa identidade. Temos o compromisso de preservá-la e promovê-la”, afirmou.
O secretário Washington Moraes chamou atenção para os benefícios do evento para o turismo e a economia local. “Ao celebrar o frevo, fortalecemos a cultura e criamos oportunidades para a população”, disse.
O Dia Nacional do Frevo foi instituído em 2007, e a data foi escolhida em homenagem ao maestro e compositor Paulo Valença, que registrou o termo “frevo” pela primeira vez em 9 de fevereiro de 1907. A celebração em Nazaré da Mata integra as ações da prefeitura para promover a cultura local e atrair visitantes.
Deixe uma resposta