Pernambuco forma, pela primeira vez, pilotos para atuação no Grupamento Tático Aéreo da SDS
Toda a capacitação dos profissionais aconteceu na sede do órgão, com recursos e estrutura próprios
Pela primeira vez, o Governo de Pernambuco realizou uma formação técnica específica de pilotos para atuação no Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social (SDS). O Curso de Formação de Pilotos de Aeronaves (CFPAer 2024), promovido no segundo semestre de 2024, aconteceu com recursos e estruturas do próprio GTA, localizado no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. No encerramento da primeira turma do curso foi comemorado o aniversário de 17 anos de existência do GTA, uma trajetória marcada por inúmeros voos em favor da sociedade pernambucana.
A necessidade de capacitar os próprios pilotos surgiu dentro do Juntos Pela Segurança, programa de segurança pública e defesa civil do Governo do Estado. “A aviação é um dos ramos mais especializados da área operacional dos órgãos de segurança pública, onde o conhecimento técnico e a proficiência das tripulações são exigidos ao máximo”, reforçou o comandante do GTA, coronel Câmara Júnior, destacando o importante apoio da governadora Raquel Lyra nos investimentos feitos no Grupamento, incluindo a aquisição de novas aeronaves e formação de efetivo especializado, principalmente dos pilotos.
O curso foi realizado na sede do órgão, sob a supervisão da Academia de Polícia Militar do Paudalho (APMP) e da Academia Integrada de Defesa Social (Acides). O referido curso capacitou os servidores para as funções de segundo piloto em comando de helicóptero (copiloto) e para atuação em diversas operações aéreas, como: defesa civil, combate e repressão ao crime, transporte de tropa, serviço aeromédico, apoio aéreo em grandes eventos, escoltas, dentre outras missões relacionadas ao GTA.
Com uma carga horária de 100 horas-aula, toda formação foi conduzida por instrutores e com utilização das aeronaves do próprio GTA. Na ocasião, foram repassados conhecimentos práticos sobre voo noturno, procedimentos de emergência, pilotagem com duplo comando, piloto em comando, navegação aérea, dentre outros temas, resultando na capacitação de três servidores da SDS/PE (dois policiais militares e um bombeiro militar), os quais passaram por rigorosos testes de seleção e preparação ao longo de, aproximadamente, 16 semanas.
Agora, o major da PM Raphael Pires de Albuquerque, o 1º tenente do Corpo de Bombeiros Ricardo Luiz Luckow e o 1º tenente da PM Alessandro Montenegro Rocha são os mais novos pilotos do GTA/PE, e estão somando forças à equipe do Grupamento na missão de trabalhar a favor de todos os pernambucanos.
Deixe uma resposta