Projeto de Cara Com o Samba muda a rotina de crianças e adolescentes em tratamento de câncer, assistidas pelo GAC-PE
A música tomou conta do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, área central do Recife. O projeto De Cara Com o Samba leva música, alegria e conhecimento para crianças e adolescentes em tratamento oncológico.
O principal objetivo da visita é proporcionar um dia diferente na rotina dos pacientes oncológicos, trazendo prazer e alegria através da música. “As crianças vão ter a oportunidade de aprender sobre composição, recriação de sons e como tocar os mais variados instrumentos musicais. É uma atividade que vai além da música em si”, explica Alcir Ramos, integrante do projeto.
A presidente do GAC-PE, Vera Morais, ressalta a importância da música para os pacientes. “Esse tipo de ação é uma importante aliada no enfrentamento do câncer, pois contribui para o alívio da dor, da ansiedade e da fadiga. De modo geral, atividades musicais trazem mais qualidade de vida para esses pacientes e também auxilia no processo de reabilitação”, ressalta.
Atualmente, o GAC-PE assiste, por dia, uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Além das ações com foco na assistência social, desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento oncológico.
Sobre o De Cara Com o Samba: O projeto é um sonho planejado há muito tempo entre amigos de infância que tinham em comum a paixão pela música e puderam concretizar em 2018, após reuniões, estudos de repertório e ensaios. O primeiro evento, aconteceu apenas em 2019 através de uma roda de samba composta por músicos locais, e até então já foram realizadas mais de quarenta edições com diversos convidados especiais, valorizando sempre a cena musical e cultural pernambucana.
Fotos: Joana Moura
Deixe uma resposta