Prefeita Aninha da Ferbom aposta em união política para reconstruir Nazaré da Mata
A nova gestora do executivo municipal, participou, na noite desta sexta-feira (18), de uma reunião com oito dos 13 vereadores eleitos para a Câmara Municipal. O encontro teve como proposta tratar da reconstrução econômica, política, social e ambiental do município, além da votação para nova presidência da Câmara Municipal Joaquim Nabuco
A prefeita eleita Aninha da Ferbom (PSDB), primeira mulher a ser eleita para governar o município de Nazaré da Mata a partir de 1º de janeiro de 2025, reuniu-se na noite desta sexta-feira (18) com oito dos 13 vereadores eleitos para a Câmara Municipal, dando continuidade a um processo de escuta ativa para alinhar as demandas prioritárias da cidade. O encontro, que contou com a participação do ex-prefeito de Nazaré da Mata e gerente geral da Casa Civil do Governo do Estado, Nado Coutinho, e do prefeito de Paudalho, Marcello Gouveia (Pode), presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), é considerado fundamental na busca pela reconstrução econômica, política, social e ambiental do município.
Participaram do encontro os vereadores Neco do Conselho (PSB), Afonso do Conselho (Avante), João de Aninha (Pode), Edson (PSDB), Gideão da Kombi (Avante), Van da Internet (União) e Rex Muçambê (Mobiliza), que foi representado por seu irmão, o ex-vereador Bi Muçambê. Os vereadores Adjair Pereira (PSB), Son da Saúde (PL), Nino Filho (Solidariedade), Joaquim de Fabinho (PL) e Dani Dani (Mobiliza) não participaram da reunião, mas a prefeita já adiantou que pretende conversar com eles em breve para garantir o diálogo com todos. O vereador Delegado Thiago (PSDB) também não pôde comparecer devido a compromissos previamente agendados.
O diálogo com os novos parlamentares nazarenos encerra uma semana intensa de compromissos da nova gestora. Ao longo dos últimos dias, a prefeita Aninha participou de reuniões na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para tratar de melhorias no abastecimento de água da cidade, uma das principais demandas da população. Além disso, a prefeita coordenou a instalação da Comissão de Transição Política, que visa garantir uma passagem de governo organizada e eficiente, com foco na continuidade de projetos essenciais.
A prefeita destacou que essa reunião foi apenas o início de uma série de conversas com o Legislativo, e que pretende estender o diálogo a todos os vereadores, reforçando a importância de trabalhar em conjunto. “Ninguém faz nada sozinho. E na política não é diferente. Estamos tendo, inicialmente, uma primeira reunião. Mas já propus que quero conversar com os outros vereadores. A união faz a força, e juntos, sem dúvidas, Nazaré da Mata seguirá mais forte. Estou otimista para começar o nosso governo, ao lado desta câmara municipal, que vem com sangue novo. Pessoas com sonhos e desejos por uma cidade melhor. É disso que estamos precisando: um olhar para o futuro, com a determinação de cada um”, afirmou Aninha.
A prefeita ressaltou ainda que a prioridade agora é garantir que os projetos voltados ao desenvolvimento da cidade avancem, especialmente em áreas que necessitam de reconstrução. “Passou-se as eleições. Precisamos olhar para as demandas do nosso povo. Temos muitos projetos importantes para serem realizados em nossa Nazaré da Mata, e vamos precisar que a Câmara reconheça a necessidade e aprove nossos projetos”, completou.
A eleição para a presidência da Câmara Municipal está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, em votação aberta, durante o ato de posse dos vereadores eleitos. O vereador escolhido, juntamente com a Mesa Diretora — composta pelo primeiro e segundo secretários —, assumirá o comando da Casa Joaquim Nabuco por dois anos, com a possibilidade de antecipação ou renovação do mandato, conforme prevê o Estatuto da Câmara.
O encontro reforçou o compromisso da prefeita em construir uma base de apoio sólida no Legislativo Municipal, considerada essencial para a viabilização dos projetos que visam o desenvolvimento de Nazaré da Mata. A reunião também sinalizou o esforço do Executivo em estreitar os laços com os novos vereadores, muitos deles estreantes no mandato, reforçando uma gestão colaborativa e com foco no futuro do município.
Deixe uma resposta