Destaques Antônio Moraes defende ampliação da concessão de uso do GNV em Pernambuco

Antônio Moraes defende ampliação da concessão de uso do GNV em Pernambuco


Em reunião com dirigentes do setor de combustíveis e dos órgãos de fiscalização, deputado se comprometeu a levar o pleito à governadora Raquel Lyra

Discutir a ampliação para todo o Estado dos postos de credenciamento do Detran-PE e Inmetro para concessão de licença de utilização do gás natural veicular (GNV) em Pernambuco. Essa foi a principal pauta da reunião comandada pelo deputado Antônio Moraes, em seu gabinete na Assembleia Legislativa. Estiveram presentes os presidentes da Copergás, Felipe Valença; do Sindicombustíveis, Alfredo Ramos; do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Ary Moraes; e do diretor-geral do Detran-PE, Guilherme Mesquita. O objetivo, segundo o parlamentar, é descentralizar o serviço de autorização de uso para os Ciretrans de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e do interior do Estado, além do posto do Detran no Recife.
“Toda instalação, hoje, é feita em oficinas credenciadas, mas depois o veículo precisa receber a autorização no Detran-PE para rodar com o gás natural. A ideia é fazer algo semelhante ao que o Ipem já vem fazendo em outras áreas, descentralizando esse serviço e garantindo mais agilidade para beneficiar motoristas de outras cidades do Estado, que não precisariam se deslocar tanto para receber a licença”, explicou Moraes.
Após a reunião, o deputado ressaltou a importância de estimular a utilização do gás natural, não apenas pelos veículos, mas também pelos segmentos industriais. Ele lembrou que cidades do Sertão, como Araripina e Petrolina, já recebem abastecimento via caminhões, mas o governo está ampliando também a rede de distribuição por gasodutos para municípios da Mata Norte e do Agreste, além da região de Suape, na Mata Sul, que já recebem o produto.
“Araripina é um dos primeiros municípios do Sertão a receber o gás natural para utilização na indústria do polo gesseiro, substituindo os fornos a lenha. Isso vai contribuir muito para reduzir o desmatamento na região. Agora, o gás natural também vai chegar à cidade de Nazaré da Mata, na Mata Norte, onde existe há um grande polo cerâmico. A ideia é expandir o uso para que as pessoas substituam a lenha pelo gás, que é uma alternativa energética bem mais limpa”, reforçou o deputado.
Atualmente, o gasoduto já se estende até a cidade de Bom Jardim, atendendo a vários municípios da região, como Vitória de Santo Antão, Bezerros e Caruaru. Com a ampliação para a Mata Norte, além de Nazaré o produto também chegará aos municípios de Paudalho e Carpina. Antônio Moraes acrescentou que no ano passado, o faturamento da Copergás com distribuição do gás natural chegou a 370 milhões de reais, e a expectativa com a ampliação deve permitir que a empresa atinja um montante de aproximadamente um bilhão de reais em investimentos nos próximos quatro anos.
Um outro pleito que o parlamentar se comprometeu com os dirigentes do setor a encaminhar à governadora Raquel Lyra é de ampliação do prazo de um para dois anos da renovação da licença para a utilização do gás natural, reduzindo a burocracia para proprietários de Uber, táxis e carros particulares. “Os veículos, hoje, ainda são os maiores consumidores, gerando uma economia de 47% para quem usa gás natural em relação à gasolina e ao diesel. Afinal, atualmente Pernambuco vende gás no mesmo volume que o Estado de São Paulo”, observou.
Por fim, Antônio Moraes destacou que desde o ano passado, quando o Governo do Estado promoveu modificações e benefícios na cobrança do IPVA, gerou uma redução de 40% no imposto pago por veículos movidos a gás natural e estimulou a abertura de novos postos. “Hoje já temos cerca de 120 postos abastecendo gás em Pernambuco. Só no Recife, há 123 bairros atendidos, e a tendência é de que a venda continue a crescer no Estado, com preços são altamente competitivos”, finalizou.

Foto: Leôncio Francisco/Divulgação

Carlos Peruca 31 ago 2024 - 0:13m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA