NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Associação Pernambucana de Cabos e Soldados (ACS-PE) lamenta profundamente o trágico feminicídio de Maria do Carmo Oliveira, ocorrido no dia 28 de julho de 2024, na Lounge Music. Este incidente envolve o Cabo da PMPE L.S.S., que, segundo noticiado, efetuou disparos de arma de fogo que resultaram no falecimento da vítima.
Este triste episódio ressalta a necessidade urgente de atenção ao estado de saúde mental dos militares em Pernambuco. É inegável que o estresse e as condições psicológicas adversas enfrentadas pelos profissionais de segurança pública influenciam diretamente suas ações. A ACS-PE reforça que, embora haja promessas de melhorias e apoio psicológico por parte da governadora Raquel Lyra, essas ainda não foram plenamente implementadas na vida dos homens e mulheres que arriscam suas vidas diariamente para proteger a população.
A Associação espera que o devido processo legal seja respeitado. É essencial compreender que a Corporação, como um todo, também sofre com este acontecimento trágico e se solidariza com todos os envolvidos.
Por fim, ressaltamos que nossos policiais e bombeiros militares seguem rigorosamente todas as legislações vigentes, incluindo o porte de arma de fogo, que, mesmo quando de folga, é uma responsabilidade derivada do dever de agir em qualquer situação. A ACS-PE permanece comprometida em buscar melhores condições de trabalho e apoio psicológico para seus membros, visando a prevenção de situações extremas como a ocorrida.
Atenciosamente,
Luiz Torres
Presidente da ACS-PE
Deixe uma resposta