Masterboi adota fertirrigação nas suas unidades frigoríficas
Processo de aproveitamento dos efluentes contribui com a produtividade do pasto, engorda dos animais e uso dos recursos naturais
O uso dos recursos naturais faz parte da pecuária, mas apenas empresas eficientes mantêm o ambiente equilibrado. A Masterboi está na vanguarda da indústria pecuária ao implantar a fertirrigação. O processo reduz a pegada de carbono da atividade, torna o uso da água mais eficiente, contribui para o meio ambiente e também participa nos resultados do negócio.
A fertirrigação é o processo que transforma água usada no abate em um ativo produtivo. A fertirrigação na Masterboi também contribui no equilíbrio do meio ambiente e tem reflexo na produtividade pecuária, colaborando com o ganho de peso diário do gado.
A gerente de meio ambiente da Masterboi, Jéssica dos Santos, explica o objetivo da fertirrigação nos pastos. “Ao procurarmos pelas melhores soluções no tratamento dos efluentes industriais, consideramos a fertirrigação como a tecnologia ideal: amplifica o uso da água, que retorna para manter o ambiente equilibrado e contribui com a busca do melhor resultado para o negócio”, argumenta Jéssica dos Santos, da Masterboi.
A fertirrigação da Masterboi tem início no tratamento dos efluentes do frigorífico, que são separados entre a linha verde e a linha vermelha, ensina o engenheiro agrônomo Maicon Appelt, consultor técnico do grupo. O efluente verde tem origem na água usada para a limpeza dos animais abatidos e de todo o processo de limpeza. Essa linha passa por diferentes processos de peneiração, que retiram sólidos do efluente. Os sólidos são destinados à compostagem e o restante segue para a próxima etapa.
A linha vermelha tem origem na água usada para a limpeza de todo ambiente onde cada abate é realizado. Esse efluente é rico em gordura, que é retirada por ação de flotadores e peneiras. A gordura é destinada para a graxaria e reaproveitada no processo industrial. Em seguida, os efluentes vermelho e verde se unem e seguem para as lagoas de tratamento biológico.
Os processos anaeróbios e aeróbios ocorrem nestas lagoas. Eles contribuem para degradação da matéria orgânica, que é oxidada e estabilizada. Em seguida, são feitas as análises de automonitoramento para possíveis correções. No efluente tratado, temos a presença dos macronutrientes potássio, fósforo e nitrogênio. A presença desses elementos em proporções adequadas é fundamental para a saúde do solo.
O produto do efluente é irrigado sobre a plantação e se torna um ativo. É usado na fertilização natural do capim, do sorgo ou qualquer outra cultura usada para alimentação do gado. A água necessária para o frigorífico retorna contribuindo com a natureza. O pasto, por sua vez, é usado de forma rotativa. A técnica contribui com a sustentabilidade da plantação.
Todos os indicadores são acompanhados e comprovam a assertividade da fertirrigação. Ela contribui para o ganho de peso diário do animal, elimina ou reduz a fertilização química, oferece uso racional para os recursos disponíveis, toda a operação é transparente, saudável e também ética.
Sobre a Masterboi
O Grupo Masterboi tem 24 anos de fundação e é atualmente uma das maiores indústrias frigoríficas do país, com três unidades: em Nova Olinda, no Tocantins; em São Geraldo do Araguaia, no Pará; e em Canhotinho, Pernambuco. Também possui dois centros de distribuição, uma charqueada, transportadora e seis lojas. Com a colaboração de mais de 4 mil trabalhadores, exporta para mais de 110 países.
Deixe uma resposta