João Câmara atemporal no Mepe
Exposição que celebra 80 anos do artista fica em cartaz de 13 de junho a 14 de julho no Museu do Estado de Pernambuco
O Museu do Estado de Pernambuco realiza, nesta quarta-feira (12), às 19h, um evento duplo com a inauguração da mostra João Câmara: 80 anos e o lançamento do livro A Caminho do Querétaro e do catálogo com as obras digitais do artista, sobre um dos artistas visuais mais aclamados de Pernambuco.
A exposição, que comemora os 80 anos de idade do artista, reúne 85 pinturas digitais em grande formato realizadas ao longo de uma década. O acervo também apresenta pinturas em óleo sobre tela, antigas e inéditas. A curadoria da mostra é assinada por Weydson Barros Leal e a produção por Vera Magalhães e Beth Marinho.
Além da exposição, são lançados nacionalmente o segundo livro de contos de Câmara, A Caminho Querétaro, da Topbooks Editora, e o catálogo com as obras digitais do artista, da DG Design Gráfico, que tem texto de Weydson Barros Leal.
DO ÓLEO EM TELA PARA O DIGITAL – Paralelamente a suas pinturas em óleo, João Câmara vem desenvolvendo obras digitais desde os anos 1990, com grande apreço popular e circulação em território nacional. As obras digitais são pintadas com programas de pintura eletrônica e processadas fisicamente em tela com tintas de pigmento.
FICÇÃO – Além de artista visual, João Câmara também se dedicou à ficção. O artista publicou os títulos Originais, Modelos, Réplicas (1972), Abishag, Hóspede Inevitável (2012) e Lidando com o Passado e Outros Lugares (2022).
Serviço:
Inauguração da exposição João Câmara: 80 anos e lançamento do livro A Caminho do Querétaro e do catálogo com as obras digitais do artista – quarta-feira (12), às 19h, no Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, 960, bairro Graças, Recife-PE). Período de visitação: de 13 de junho a 14 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 17h. Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Deixe uma resposta