Sarau cultural mistura coco de roda e rock no interior de Pernambuco
Evento é aberto ao público e acontece neste sábado, dia 18, a partir das 17h, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte
Neste sábado (18), a região da Zona da Mata Norte de Pernambuco, berço das importantes tradições da cultura de raiz afro-brasileira, abre as cortinas do canavial para receber, pela primeira vez, um sarau poético, que mistura a tradição do teatro e do coco de roda – manifestação cultural consagrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil -, e a modernidade do rock alternativo, produzido por artistas do interior pernambucano. A programação é gratuita e faz parte da culminância do projeto ‘Recorte Teatrais’. O evento, aberto ao público, acontece no Espaço Cultural Mauro Mota, conhecido como o Museu do Maracatu de Rural, localizado no centro da cidade de Nazaré da Mata, a partir das 17h.
A primeira apresentação que abre o espetáculo é o ‘Recital Recortes Teatrais’, às 17h, que traz, para o centro do palco, a participação de um grupo, formado por 15 pessoas, entre adolescentes, jovens e adultos, negros, periféricos e rurais. Juntos, eles fazem uma performance teatral inspiradas nas obras de Bertolt Brecht e Augusto Boal, dois gigantes do teatro mundial, cujas propostas revolucionaram a forma de fazer e pensar a arte dramática. A encenação marca o resultado da formação da oficina teatral realizada, gratuitamente, para eles, no mês de maio.
“O recital inclui encenações, dramatizações e interatividade. Ou seja, tudo que trabalhamos, juntos, ao longo das oficinas. Cada um deles ficou livre para escolher uma temática para representar. Será um momento muito rico para eles, pois vão poder expressar suas emoções, talento e, claro, uma maneira de compartilhar a realidade de cada um deles. Um espaço de total protagonismo dos participantes” contou, emocionada, Kelryn Soares, atriz e oficineira do projeto.
Em seguida, às 18h20, a contagiante energia do coco de roda, uma manifestação cultural tradicional da zona canavieira, caracterizada por suas danças e cantos ritmados, promete colocar o público para dançar e cantar no terreiro. O grupo “Coco da Mata”, segunda atração da noite, promete trazer toda a poesia e musicalidade do coco rural, que só se encontra na Mata Norte.
O arremate final fica será às 19h20, com o embalado e som eletrizante da banda de rock independente “Os Amálgamas”, conhecida por suas letras poéticas e engajadas. “Vai ser incrível poder fazer essa mistura de teatro, poesia, coco de roda e rock. Será uma pegada urbana e contemporânea, para uma nova dimensão ao sarau, mostrando como diferentes estilos musicais podem coexistir e se complementarem”, afirma Wilemberg Guerra, ator e um dos responsáveis por ministrar a oficina, além de integrar o grupo de rock.
O projeto tem o incentivo da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. Há, ainda, o apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação.
FOTOS: Marcelo Gervásio
Serviço
O quê: Sarau cultural mistura coco de roda e rock no interior de Pernambuco
Quando: Sábado, dia 18 de maio
Onde: Espaço Cultural Mauro Mota, Centro de Nazaré da Mata – Pernambuco
Horário: A partir das 17h
Ingresso: Gratuito
Programação:
17h – Recital Recortes Teatrais;
18h20 – Coco da Mata;
19h20 – Os Amálgamas (Show de Rock).
Deixe uma resposta