Mestre Zuza, de Tracunhaém recebe título de Notório Saber da UPE
Cerimônia de entrega da honraria aconteceu na manhã desta terça-feira -feira, 23, em evento festivo no Recife, no qual reuniu artistas, professores, pesquisadores e convidados especiais
Na manhã desta terça-feira, dia 23, o Mestre Zuza, de Tracunhaém – um dos maiores ceramistas da atualidade do Estado e exterior, participou, na Universidade de Pernambuco (UPE), com sede no Recife, da cerimônia de entrega do Título de Notório Saber em Cultura Popular, Edição 2023, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Esta é a terceira vez do evento.
A festa, marcada pela presença da reitora da UPE, Profª. Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti; da presidenta da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Renata Duarte Borba; e professores, pesquisadores, artistas e convidados, teve como proposta reconhecer a dedicação do Mestre Zuza em prol da cultura pernambucana, por meio da sua habilidade artística de criar e recriar artesanatos utilitários e figurativos. Esta é a primeira vez que o artista é condecorado com uma honraria desta simbologia por uma universidade pública, em mais de cinquenta anos dedicados ao ofício do artesanato em barro. Durante a solenidade, Mestre Zuza presenteou a reitora da UPE com uma de suas obras, que foi entregue em mãos pelo próprio artista.
A condecoração recebida pelo Mestre Zuza, em reconhecimento aos seus saberes e fazeres, é um instrumento que vai permitir que ele ministre cursos, palestras, oficinas, entre outras formações, voltadas ao seu ofício do artesão, em universidades e outras instituições de ensino no Brasil e no exterior.
Mestre Zuza é formado em história pela UPE. Ele também é pós-graduado em história do Brasil pela UNIVISA. Além disso, ele é Patrimônio Vivo Municipal da cidade de Tracunhaém – conhecida culturalmente como a Capital do Artesanato em Barro, localizada na Zona da Mata Norte do Estado.
“É com imensa alegria poder voltar à UPE, lugar que conclui meu curso de história, em 1993, e receber uma importante horária para minha vida e carreira profissional. Agradeço a universidade por essa iniciativa. Aqui fui aluno, aprendi e cresci como historiador, embora não esteja na sala de aula. Mas, o que mais me emociona, hoje, é ser agraciado e ser reconhecido pela minha trajetória dedicada à arte do barro. Viva a educação, cultura e história de nossa gente “, celebrou, emocionado.
Fotos: Salatiel Cícero
Deixe uma resposta