Prefeitura de Campina Grande tem trabalho da Coordenadoria da Mulher reconhecido pela ONU Mulheres em Brasília
A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Reunião, em Brasília, firmou a parceria entre a PMCG e aquela importante entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres.
A Prefeitura de Campina Grande firmou parceria com a ONU Mulheres em Brasília para Campanha “Forró Sim, Assedio Não” durante O Maior São João do Mundo. O principal objetivo da campanha “Forró sim, Assédio não” é prestar assistência às mulheres que denunciem importunação sexual durante a realização da mais importante festa junina do planeta.
A reunião com a ONU mulheres foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 17, na sede da instituição em Brasília. A cerimônia com a representante adjunta da ONU, Ana Carolina Querino, foi realizada entre a primeira-dama Juliana Cunha Lima, a coordenadora da Mulher, advogada Talita Lucena e outras autoridades.
A campanha “Forró Sim, Assédio Não”, será uma das ações da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Mulher, durante os festejos do Maior São João do Mundo 2024. O objetivo é conscientizar a população e combater crimes de importunação sexual no período junino. A ONU garantiu para a campanha deste ano o apoio por meio de cursos que serão ministrados e o selo de reconhecimento a algumas novidades que serão implementadas na campanha.
A Prefeitura vai instalar um ponto físico no Parque do Povo, onde funcionará a Barraca da campanha “Forró Sim, Assédio Não”. Haverá distribuição de material educativo e orientação com advogadas, psicólogas e assistentes sociais para mulheres que passarem por situações de importunação sexual durante todo o período festivo.
A importunação sexual é um crime frequente em ambiente de festas. Entre as ações mais ‘comuns’ estão os beijos roubados, toques físicos não consentidos e as piadas vexatórias. “Esse crime está previsto no artigo 215-A do Código Penal, com pena mínima de um ano e máxima de cinco anos de prisão”, explicou a Coordenadora da Mulher, Talita Lucena.
“A Campanha ‘Forró Sim, Assédio Não’, vai mais uma vez levar conscientização à população acerca do crime de importunação sexual, que é comum em ambientes festivos. A gestão Bruno Cunha Lima tem dado toda atenção às pautas direcionadas ao público feminino através do incentivo às Políticas Públicas para Mulheres, e essa campanha, que foi pensada em conjunto com a primeira dama, Juliana Cunha Lima, é mais uma iniciativa brilhante para garantir mais segurança para mulheres durante o São João”, concluiu Talita.
Para a primeira-dama Juliana Cunha Lima, o reconhecimento da ONU Mulheres é resultado do trabalho dedicado da gestão a pauta da violência contra mulher. “Mais uma vez Campina Grande tem se destacado nacionalmente no que concerne às políticas públicas para as mulheres. Faremos mais uma edição da exitosa campanha ‘Forró Sim, Assédio Não’. Por meio desse trabalho mostramos ao Brasil um exemplo de política de enfrentamento ao fenômeno social da violência contra a mulher, considerado problema de saúde pública, e nada melhor do que reafirmar o respeito pelas mulheres do que realizar a campanha durante uma festa a dimensão e o alcance d’O Maior São João do Mundo”, enfatizou.
Codecom
Deixe uma resposta