Vice-governadora Priscila Krause assina parcerias com o Reino Unido para apoiar projetos nas áreas de abastecimento de água e economia verde
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, recebeu, nesta terça-feira, 27, a vice-embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, para celebrar duas parcerias entre o Reino Unido e o Governo de Pernambuco. Na reunião, que aconteceu na sede da Vice-Governadoria, foi anunciada uma parceria para o financiamento do Projeto Mobilizando Investimentos Verdes, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e assinado um memorando de cooperação técnica com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que visa aplicar tecnologias desenvolvidas por empresas britânicas para solucionar desafios no sistema de abastecimento de água no Estado.
“É uma alegria muito grande a gente assinar essas duas parcerias com o Reino Unido em dois setores que são importantíssimos para o Estado de Pernambuco. A Compesa é uma das empresas que enfrenta um dos maiores desafios do nosso Estado. Pernambuco tem a pior distribuição hídrica do país, sobretudo no Agreste, e um dos maiores problemas que enfrentamos é justamente a questão do desperdício de água”, destacou Priscila Krause no encontro. “Quanto mais tecnologias, mais pessoas e países puderem nos apoiar, melhor. A gente precisa aprender, inovar e ter acesso a iniciativas que já dão certo em outros países”, completou.
A agenda de hoje é resultado de um diálogo iniciado há cerca de um ano entre a Embaixada do Reino Unido no Brasil e o Governo de Pernambuco. A vice-embaixadora do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, lembrou do encontro com a governadora Raquel Lyra onde foram apontadas algumas prioridades do seu governo: “É uma grande satisfação para nós estar aqui e assinar esses dois documentos. Na reunião que tivemos com a governadora Raquel Lyra há um ano atrás, ela falou justamente dessas áreas e enfatizou a questão do desperdício de água e o desafio do Estado de garantir saneamento, que são pontos fortes do Reino Unido por ter tecnologias e soluções sobre isso. Por isso mesmo, esse é um ponto de satisfação porque acreditamos e que vamos poder contribuir para o futuro do Estado de Pernambuco”, disse a representante diplomática. As parcerias anunciadas hoje são desdobramentos do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo de Pernambuco e o Governo do Reino Unido ainda no primeiro ano da gestão de Raquel Lyra.
Parceria com a Compesa para melhoria do abastecimento de água
A parceria entre a Compesa e o Reino Unido faz parte de um programa que apoia o processo de internacionalização de tecnologias britânicas. O projeto selecionou a empresa britânica Atmos International que irá aplicar e testar de forma piloto tecnologias de monitoramento de vazamento na Adutora de Botafogo, localizada na região Metropolitana do Recife. Espera-se que esta tecnologia possa ser replicada nos demais sistemas de abastecimento do Estado, ajudando assim a reduzir significativamente o índice de desperdício de água em Pernambuco.
O diretor de Eficiência e Atenção ao Cliente da Compesa, Flávio Coutinho, destacou que essa parceria tem o intuito de trazer uma grande expertise dos britânicos na redução de perdas e identificação de furtos. “Por meio da transferência dessas tecnologias, vamos identificar furtos e principalmente vazamentos nas adutoras, especificamente na Adutora de Botafogo, que atende parte da Região Metropolitana do Recife”, disse o diretor. “A ideia é trazer soluções para testar, identificar melhorias possíveis e trazer mais continuidade no abastecimento de água para a população, fazendo com que a gente consiga abastecer com mais dias quem é atendido pelo Sistema Botafogo. Trata-se de uma solução que já foi testada no Reino Unido e em outros países da Europa. Portanto, há uma grande oportunidade de expandir isso para outras regiões do Estado”.
Transição para uma Economia Verde
No caso do Projeto UK Pact Mobilizando Investimentos Verdes, Pernambuco receberá consultoria técnica no valor de R$1 milhão para o desenvolvimento de quatro projetos que possam alavancar a transição para uma economia de baixo carbono em nosso Estado. A parceria é financiada pelo Programa UK Pact e implementado pela organização internacional Climate Group em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. No Brasil, além de Pernambuco, os estados do Mato Grosso e São Paulo também serão contemplados pela parceria.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Luiza Ferreira, destacou a importância dessa parceria com o Reino Unido para a captação de financiamento para projetos de transição para a economia verde. “Essa é uma parceria que nos permite acessar na prática recursos que vão servir para elaborarmos projetos técnicos de qualidade para que possamos captar financiamentos internacionais. Hoje, a gente tem diversas oportunidades e ideias de como fazer, mas para que essas ideias se transformem em bons projetos, efetivamente, a gente precisa de apoio técnico e financeiro”.
Também participaram da reunião a diretora do Consulado Geral do Reino Unido no Recife, Larissa Bruscky, a Chefe de Operações do UK-Brazil Tech Hub, Gabriela Figueiredo, o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, Fernando Holanda; a secretária Executiva de Relações Internacionais, Rayane Aguiar, a secretária-executiva de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Karla Godoy; o assessor da presidência da Compesa, Eduardo Holanda; e a gerente de Gestão e Inovação da Compesa, Fabíola Coelho.
Fotos: Mariana Carvalho/Divulgação
…
Deixe uma resposta