Destaques Maracatu Rural Leão Misterioso agita Mata Norte com encontro cultural

Maracatu Rural Leão Misterioso agita Mata Norte com encontro cultural


Além do baque solto, haverá outros ritmos, como coco de roda e o som matuto da região. A festa será em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado. O evento acontece neste sábado, 13, das 20h às 5h domingo (14). A programação é gratuita

Neste fim de semana, caboclos e demais folgazões misturados à batida do terno do Maracatu Leão Misterioso, vão dar o tom para largada do Carnaval 2024, na região da Mata Norte de Pernambuco. O ensaio de barraca faz parte da programação do projeto cultural Sonoras, e tem como anfitrião o Mestre João Paulo, o Papa do Maracatu. A programação, aberta ao público, acontece neste sábado (13), a partir das 20h, no Loteamento Paraíso, em frente à sede do maracatu, no bairro de Juá em Nazaré. 

A festa, que deve virar à noite e seguir até às 5h da manhã do domingo, terá, também, apresentação do grupo Mereré e o Sereno da Mata. Pela primeira vez no município, a atração promete fazer uma apresentação marcante. Comandado pelo muralista Tonny Artes, o Mereré traz toda atmosfera musical da zona canavieira, ritmado pelo batuque da alfaia e bombo do maracatu.

Para incrementar o tempero do encontro cultural, o grupo artístico Coco de Engenho, da cidade de Nazaré da Mata, apresenta toda a tradição raiz,  com a batida tradicional do coco do interior, fazendo o público cantar e dançar até suar. Há 17 anos na estrada, o coco é formado por músicos jovens, negros e periféricos,  que entendem como ninguém sobre como cantar e fazer música dentro da cultura popular. São eles: João Paulo (bombo); Ronaldo Souza (tarol); e Alisson Rodrigues (xique-xique). 

Por fim, para coroar o anoitecer até o raiar do dia, o Mestre João Paulo, fundador do Maracatu Leão Misteriosos, (1990), e pioneiro por gravar o primeiro CD de maracatu rural e disponibilizar na internet, abre sua mente criativa para fazer seus versos e poesias,  ladeado pelos seus convidados, mestres, mestras e contra mestres, juntamente com os folgazões no terreiro. 

O projeto, incentivado pela Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, é realizado pela MBS Leão Misterioso. Quem assina a produção é Wagner Manoel e Gilson Xavier. Já a coordenação geral é de Alexandre Veloso; e assessoria de imprensa: Salatiel Cícero. A fotografia é de Hugo Muniz, e os vídeos são de Felipe Tracunhaém. 

Fotos divulgação

Serviço

O quê: Maracatu Rural Leão Misterioso agita Mata Norte com 

Quando: Sábado, 13 

Onde: Loteamento Paraíso, em frente à sede do Maracatu Leão Misterioso, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte.

Horário: 20h 

Carlos Peruca 12 jan 2024 - 23:28m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA