Destaques SDS reforça atuação integrada durante prévias carnavalescas do Estado

SDS reforça atuação integrada durante prévias carnavalescas do Estado


Até fevereiro, a Segurança Pública realizará mais de 8 mil lançamentos nos eventos que marcam o início do Carnaval pernambucano

O clima de carnaval já toma conta dos principais pontos históricos de Pernambuco e para garantir que os foliões aproveitem e brinquem as prévias carnavalescas com tranquilidade, o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social (SDS) traçou um planejamento operacional integrado iniciado em outubro. Cobrindo diversas áreas do Estado, policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares estão sendo empregados durante as festividades, além das vistorias realizadas pela Defesa Civil de Pernambuco.

Apenas neste período pré-carnavalesco, a Polícia Militar empregará 7.372 lançamentos extraordinários. A Polícia Civil, 1.250 lançamentos, contando, ainda, com a presença de delegacias móveis que estarão localizadas em pontos de fácil acesso, além de reforço policial nas Delegacias do Varadouro, Boa Viagem e Várzea. Assim como a Polícia Científica, que conta com profissionais de plantão 24h no IML e no IC. Já o Corpo de Bombeiros Militar, fará 926 lançamentos extraordinários e contará ainda com 22 viaturas localizadas em pontos estratégicos à disposição do folião. Juntos, a Corregedoria da SDS, o Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (Ciids), o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), o Grupamento Tático Aéreo (GTA) e a Ouvidoria seguem disponíveis 24h por dia para prestar um melhor suporte ao cidadão em caso de necessidade.

Os agentes de segurança são lançados semanalmente através do policiamento a pé, montado, motorizado, inclusive com apoio de helicópteros do GTA e de drones. Vale destacar que os efetivos empregados durante todo esse período não comprometem o policiamento rotineiro realizado pelas polícias.

NA FOLIA – Para garantir que os foliões guardem boas memórias da folia, é importante lembrar que em qualquer local de aglomeração de pessoas é necessário estar atento à segurança pessoal, evitando assim, locais muito apertados, com pouca iluminação, sempre proteger bem os seus pertences (carteiras, cartões de crédito, documentos pessoais e aparelhos celulares). Mas, em caso de emergência, o cidadão deve pedir apoio e orientação à equipe policial mais próxima ou por meio do telefone 190.

VISTORIAS – Os blocos e agremiações pernambucanos têm até 31 de janeiro para solicitar policiamento para os eventos carnavalescos do ano de 2024. Os pedidos das atividades de segurança pública nos locais onde serão realizados os festejos de Momo devem ser feitos através do preenchimento de um formulário on-line, disponibilizado no site da SDS,  https://eventos.sds.pe.gov.br. Ao ser realizada, a solicitação emitirá automaticamente um processo on-line comunicando às operativas da SDS para adoção das providências necessárias.

Já as solicitações de vistorias de trios elétricos, palcos e demais estruturas de apoio devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), pelo site www.bombeiros.pe.gov.br.

Carlos Peruca 12 jan 2024 - 23:18m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA