Nova aeronave do GTA faz primeiro resgate aeromédico em Noronha
Avião de asa fixa adquirido pelo Governo de Pernambuco realizou ação de socorro com sucesso
A vida humana em primeiro lugar. Com base nessa premissa, uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) realizou, na última sexta-feira (22), com sucesso, a primeira missão aeromédica da nova aeronave adquirida pelo Governo do Estado: o transporte de um morador de Fernando de Noronha, que sofre de problemas cardiológicos. Com uma equipe eficiente e capacitada em resgates, composta por quatro tripulantes, o avião de asa fixa, modelo Seneca II, fez a remoção do paciente, residente na ilha, para o continente, pousando no setor de hangares do GTA, no bairro do Ibura. O resgate não seria possível sem a utilização da aeronave.
O transporte aeromédico foi bem-sucedido na remoção do paciente Roberto Filipe Santos Caetano, 43 anos, que estava internado no hospital São Lucas, em Noronha. Morador da ilha há três anos, o administrador de empresas é hipertenso e, há um ano e meio, já havia passado por uma cirurgia cardíaca. No hospital, os médicos detectaram que Roberto, internado na ala vermelha, precisava ser socorrido para a capital. Após o pouso no Recife, o paciente foi transferido de ambulância para uma unidade de saúde.
No hangar, a família de Roberto Filipe aguardava ansiosa por sua chegada. Eles foram recebê-lo e prestar conforto, onde o estado de saúde era considerado delicado, porém estava consciente e estável até o momento. A mãe do paciente, Vera Lúcia Santos Caetano, elogiou a iniciativa do Governo estadual. “Estou vivendo um momento difícil, mas sou grata por tudo o que está acontecendo, o que nos dá uma certa tranquilidade em saber que não apenas meu filho, como também muitas outras pessoas serão beneficiadas. Toda a equipe está de parabéns pelo trabalho”, falou, emocionada.
A bordo da aeronave, uma equipe especializada atuou na missão: o comandante, o comissário da Polícia Civil Emmanuel Oliveira de Figueiredo; o copiloto, o major da Polícia Militar Marcelo Matias de Souza Júnior; o tenente-coronel Wagner Pereira, enfermeiro, e o major Alisson Carneiro, médico, ambos do Corpo de Bombeiros e capacitados para atuar nas ações de resgate aeromédico.
“Este é um dia histórico e especial para o Estado de Pernambuco e para a Secretaria de Defesa Social. Cruzamos o oceano e conseguimos salvar uma vida. Nosso GTA estará sempre à disposição para essa e outras atividades, em prol da população pernambucana”, declarou o comandante do Grupo Tático Aéreo, coronel Câmara Júnior. “Para nós, o dia de hoje é motivo de muita alegria, por estarmos à frente da primeira missão aeromédica do Estado com a nova aeronave, graças ao empenho do Governo de Pernambuco. Realizamos um voo tranquilo, com 1h55 de duração, e transportamos o paciente para perto de seus familiares para receber o tratamento adequado”, pontuou o comandante da aeronave.
Empenho – Graças ao empenho da governadora Raquel Lyra, a primeira aeronave da corporação vai reforçar as operações de segurança no Estado. O modelo Seneca II foi entregue no mês de setembro, para ser utilizado em diversas ações das forças policiais. Proporcionando maior velocidade, economia, segurança e eficiência, essa aeronave havia sido apreendida pela Polícia Federal. Após passar por criteriosa revisão, foi cedida para o Governo do Estado.
Deixe uma resposta