Pernambuco segue como Estado mais inovador do Nordeste e segundo lugar em Competitividade Global do Brasil. É o que aponta o Índice de Inovação dos Estados 2022 – desenvolvido pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) -, que mapeia todo o território nacional. No ranking geral, divulgado na última quinta-feira (08.12), em relação ao levantamento passado, o Estado subiu duas posições, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.
“O Estado tem um compromisso e uma vocação natural para o setor de ciência, tecnologia e inovação. Temos investido fortemente, oferecendo bolsas e incentivando o segmento que desponta cada vez mais como uma das forças do crescimento de Pernambuco, que se torna cada vez mais forte e competitivo”, frisou o governador Paulo Câmara.
O Índice mensura aspectos multidimensionais do processo de inovação e promove um verdadeiro raio-x de como cada Estado brasileiro se posiciona em diferentes aspectos do processo inovador. O objetivo é identificar lacunas e direcionar políticas para a melhoria e desenvolvimento dos diferentes aspectos do ecossistema de inovação no Brasil.
O levantamento está dividido em duas áreas – Capacidades e Resultados – e cada uma delas avalia tanto o ecossistema quanto a inovação em si. De acordo com o levantamento, Pernambuco ocupa o primeiro lugar na Região Nordeste e o oitavo lugar geral entre os Estados da Federação. Além disso, ficou na 10ª posição em Capacidades (12º na anterior) e assumiu o oitavo lugar em Resultados – com destaque para o segundo em Competitividade Global, sétimo em Inserção de Mestres e Doutores e o oitavo em Capital Humano (pós-graduação).
“Este resultado celebra o compromisso e a sensibilidade do governador Paulo Câmara em aportar recursos financeiros para a Ciência, Tecnologia e Inovação, que permitiu este grande resultado para Pernambuco”, comemora o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Jucá.
Para elaborar o ranking, o estudo avalia uma série de indicadores e aspectos do ecossistema de inovação no Brasil em cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal. São analisados pontos como investimentos públicos em ciência e tecnologia, infraestrutura, produção científica e empreendedorismo
0 Comentários
Nova edição do “Perambulando” acontece no Recife Antigo neste domingo (19)
Projeto cultural que celebra as tradições e a diversidade cultural de Pernambuco estará no Marco Zero do Recife com atrações…
Novo empreendimento em Lagoa do Carro será inaugurado em breve e vai gerar mais de 100 empregos
O prefeito de Lagoa do Carro, Zé Luiz, visitou nesta sexta-feira (17) as instalações de um novo empreendimento que será…
35 anos de Obra de Maria reúne nações em grande celebração no Teatro Guararapes, em Olinda
Patti Mansfield, Frei Josué, Irmã Zélia e Ironi Spuldaro foram os destaques do primeiro de três dias de celebraçãoEsta sexta-feira…
Prefeita anuncia aquisição de veículo para fortalecer assistência social em Nazaré da Mata
Novo carro, modelo Pulse, tem como objetivo ampliar o atendimento da população e das demandas da secretaria, por meio dos…
Secretaria de Saúde de Nazaré da Mata convoca população para participar das atividades da Academia da Saúde
Prefeitura promove práticas gratuitas, diariamente, em vários locais públicos, com apoio profissional, com foco na inclusão, saúde preventiva e bem-estar…
Prefeita Aninha da Ferbom apresenta novidades para o Carnaval de Nazaré da Mata
Em encontro com fazedores da cultura local, nesta quinta-feira, dia 16, a gestora anunciou o retorno do Encontro dos Maracatus…
Deixe uma resposta