Destaques Prefeitura de Campina Grande divulga novidades para o Natal Iluminado 2022

Prefeitura de Campina Grande divulga novidades para o Natal Iluminado 2022


Visando não apenas o tradicional local onde ocorrem os festejos natalinos, que é o Açude Velho, neste ano teremos a Estação Itinerante Estrela de Belém. O nome faz alusão à luz que guiou os Reis Magos até o local exato onde estaria o Messias. Ela simboliza o caminho, o percurso, por isso ela faz referência aos locais onde o Natal será levado, a exemplo dos distritos de São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista.

Nesses pontos, mensagens de boas novas, brilho, luzes, festa, artistas mambembes e trupes natalinas serão garantidos.

Ainda neste aspecto de descentralização, o Teatro Municipal Severino Cabral volta a receber a programação natalina. Intitulado de Estação Reis Magos, o Teatro entra na simbologia daqueles de diferentes etnias que ofertaram presentes a Jesus: o ouro, em alusão à luz; a mirra, representando a imortalidade, e o incenso, relacionado à divindade. Lá, a arte chegará pela dança, música, teatralização, entre outras.

No Açude Velho, ponto turístico da Rainha da Borborema, duas serão as estações. A primeira: Estação das Luzes, que receberá pastoris, folguedos, grandes balés de repertório, e até apresentações da Filarmônica Epitácio Pessoa, representa alusivamente a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus.

A grande novidade, por sua vez, fica por conta da Estação Anjo da Anunciação. Esta ficará localizada dentro do Parque da Criança. A Estação homenageia o anúncio, vindo pelo anjo Gabriel, à Virgem Maria, de que ela seria a mãe de Jesus. As vozes serão o grande destaque da Anunciação, muito pelas apresentações de corais, quintetos e operetas.

Programação cultural

Além dos conceitos já apresentados, a programação também torna-se uma novidade para o Natal Iluminado 2022. Nela, cerca de 2 mil artistas se apresentarão. As escolhas ocorreram todas dentro do aspecto da natalização, ou seja, não deixando nossa cultura popular de lado, mas a ressignificando com características desta época do ano.

Entre esses artistas estarão a Fanfarra Ypuarana (de Lagoa Seca); a centenária Filarmônica Epitácio Pessoa; Fanfarra Simples Maefradon, de Alagoa Nova; o Grupo de Artes Sacras Cantarte, da Catedral de Campina Grande; o Coral da Imaculada Conceição e o Coral da Presbiteriana Renascer.

Com muitos corais, balés, grupos folclóricos, apresentações solos e das mais variadas conjunturas, muito da programação se deu também através de adesão espontânea, quando escolas, instituições de arte e grupos buscaram a Cultura para utilizar do espaço, que conta com a estrutura e visibilidade necessária para suas atividades artísticas de fim de ano.

Além destes, os grupos folclóricos, por exemplo, passaram por chamamento público, sendo contratados de forma legal através do edital 001/2022. Nele, os grupos foram credenciados e sinalizados para a contratação a depender da demanda da Secult.

O Papai Noel também teve sua contratação incluída no processo de licitação. As apresentações, que ocorrerão ao longo do mês de programação, prometem muita mágica e encantamento, no sentido de reforçar cada vez mais o sentimento de boas novas, tradicional do Natal.

A programação ocorre de 25 de novembro até 25 de dezembro. Nesta sexta-feira, dia da abertura, além do acendimento das luzes, as pessoas poderão assistir a um grande desfile, repleto de diversas linguagens artísticas, totalizando cerca de 200 artistas envolvidos. Trupes natalinas, artistas mambembe, pernas de pau, grupos folclóricos, balés e a grande Filarmônica Epitácio Pessoa, com convidados, já estão garantidos.

Carlos Peruca 21 nov 2022 - 19:34m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Prefeitura de São Lourenço
Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025

Prefeitura de São Lourenço
Governo de Pernanbuco 06/01 a  31/01/2025