Rede de Transporte Municipal do Jaboatão avança na implantação da bilhetagem eletrônica
A Rede de Transporte Municipal do Jaboatão dos Guararapes deu mais um passo no processo de contratação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, a fim de dar mais economia, segurança e praticidade aos usuários e melhores condições de gerenciamento do serviço ao município. A empresa Tacom foi selecionada pelos operadores para implantar o serviço e a previsão é de que o sistema entre em funcionamento em até seis meses, após a assinatura do contrato, prevista para o próximo mês.
“O Sistema de Bilhetagem Eletrônica é um passo fundamental para garantirmos uma maior qualidade no serviço de transporte municipal. Teremos dados precisos que nos ajudarão a promover as melhorias necessárias do serviço, com o devido planejamento, além de o uso do bilhete ser mais cômodo, agilizar o pagamento, reduzir evasão de receita e a circulação de dinheiro nos microônibus, o que dará mais segurança aos usuários”, destacou o prefeito Mano Medeiros.
O diretor-presidente da Cooperativa de Permissionários de Transporte Público de Passageiros (Cootrape), Alex Sandro da Silva, reforça que a bilhetagem vai permitir novos investimentos por parte da categoria. “Com a redução da evasão de receita, vamos poder renovar a frota e oferecer um serviço melhor à população. Todos vamos sair ganhando”, declara. “Escolhemos a empresa e agora é definirmos com ela um calendário de implantação dos equipamentos e cadastramento para aquisição e distribuição dos bilhetes eletrônicos e com isso acordado assinarmos o contrato”.
Para viabilizar a contratação, o prefeito Mano Medeiros prorrogou por oito anos a licença dos 286 permissionários que atuam no Jaboatão e teriam a permissão vencida em 2024. “Como os equipamentos serão adquiridos pelos próprios permissionários, é necessário que eles tenham garantia de permanecer na operação por tempo suficiente para cobrir o investimento e a empresa se sinta segura na contratação”, esclarece o prefeito.
A Superintendente de Transporte do Jaboatão, Adriana Marinho, salienta que, com a bilhetagem, os usuários terão como acompanhar itinerários, intervalos e aproximação das 17 linhas municipais por meio de aplicativo. “Mais uma facilidade para a população, que poderá consultar as linhas disponíveis para o seu percurso, suas respectivas paradas e a hora em que vão passar no ponto”, observa.
No modelo escolhido, o município mantém o papel de gestão, regulação e fiscalização do sistema.
REPORTAGEM:: WILLIAM GOMES
blog carlos Peruca
Deixe uma resposta