RMR Jaboatão promove encontro para orientar a rede de hotelaria sobre o vírus

Jaboatão promove encontro para orientar a rede de hotelaria sobre o vírus


Na manhã desta quinta-feira (15), representantes da rede de hotelaria do Jaboatão dos Guararapes tiveram a oportunidade de aprender formas de se protegerem do vírus Monkeypox num fórum de orientação, organizado pela Secretaria de Saúde do Município. O encontro aconteceu no Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) e reuniu mais de 30 representantes de hotéis, motéis e similares da região.

De acordo com Adeílza Ferraz, Gerente da Vigilância Sanitária de Jaboatão e mediadora do evento, um trabalho sério na prevenção da doença é fundamental para manter a saúde da população. “Esse encontro é de extrema importância para prevenir a contaminação. A Organização Mundial de Saúde determinou que a Monkeypox é uma emergência em saúde pública e o nosso papel enquanto Vigilância Sanitária é impedir a proliferação da doença”. Até o momento, Jaboatão registrou 84 notificações, com 13 casos confirmados. Os bairros com maior índice da patologia são Piedade e Prazeres.

Ao longo do evento, foi explicada a história do vírus Monkeypox e suas formas de contágio, a fim de desmistificar a doença e evitar preconceitos. A transmissão ocorre principalmente por meio do contato com as lesões de pele ou com secreções respiratórias de pessoas infectadas, assim como com objetos recentemente contaminados. Após a exposição, a recomendação dos órgãos de saúde é que o infectado seja mantido em isolamento social por até 21 dias.

Um dos pontos abordados foi o mito que a patologia estaria ligada à práticas homossexuais. Conforme apresentado no fórum, por mais que o risco de contaminação seja maior em relações sexuais, a probabilidade de infecção não está relacionada a isso.

Ainda segundo Adeílza, os cuidados para evitar a contaminação são muito semelhantes aos da Covid-19. “É preciso aumentar as medidas de higiene, como por exemplo o uso da máscara e a lavagem das mãos. Os trabalhadores que fazem a higienização dos quartos de pessoas com suspeita da doença precisam estar com o equipamento de proteção adequado. Já as roupas de cama e banho precisam ser lavadas imediatamente”.

Para Antônio Almeida, Gerente Geral do Hotel Dan Inn, em Piedade, o papel da prefeitura é imprescindível para o bom funcionamento da rede de hotelaria do município. “Não temos muito conhecimento sobre o assunto, portanto vejo com bons olhos a realização de um evento como esse. Temos contato diário com pessoas de todo o país e até do exterior, então é muito importante ouvir as recomendações da Vigilância Sanitária”.

Juliany Maria 16 set 2022 - 7:05m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA