PERNAMBUCO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS #199
Neste domingo (30), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 943 casos de Covid-19. A maioria deles (97%) é leve, ou seja, não demandou internamento hospitalar. Pernambuco tem, agora, 125.094 registros confirmados da doença, sendo que 105.859 desses são de pessoas já curadas.
A partir desta segunda-feira (31) começam a valer as novas medidas do Plano de Convivência com a Covid-19 anunciadas pelo Governo de Pernambuco na última quinta (27).
Comércio de praia, museus e espaços de exposições na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata poderão voltar a funcionar, com novos protocolos de segurança, cuja fiscalização ficará a cargo das prefeituras. Nas praias, é preciso haver uma área de 4m x 4m para cada conjunto de guarda-sol e quatro cadeiras e é obrigatório o uso de máscaras.
Na Macrorregião de Saúde 2, os municípios da 4ª Geres, cuja cidade-polo é Caruaru, avançam para a Etapa 7 do Plano de Convivência. Serviços de alimentação e shopping centers poderão estender seu horário de funcionamento até 22h.
🟡 Também na Macrorregião 2, municípios da 5ª Geres, cuja cidade-polo é Garanhuns, continuam na Etapa 6 do Plano de Convivência. Podem funcionar os serviços de alimentação, com 50% da capacidade, academias de ginástica, feira e Polo de Confecções, com novos protocolos. Também está autorizada a reabertura dos shoppings e comércio varejista de rua, reservando pelo menos 10 metros quadrados de área para cada cliente.
Também não haverá avanço das regras de flexibilização para as Macrorregiões 3 e 4, localizadas no Sertão. As 4ª, 10ª e 9ª Geres – que têm como cidades polo Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente – seguem na Etapa 6. A Macrorregião 4 permanece dividida: a 7ª e a 8ª Geres, nas regiões de Salgueiro e Petrolina, respectivamente, continuam na Etapa 6, enquanto a 9ª Geres, em Ouricuri, permanece na Etapa 4.
Fernando de Noronha reabrirá para o turismo na próxima terça (1º/09). Será permitida a entrada de turistas que tiveram diagnóstico de Covid-19 e já estão comprovadamente curados. Antes do desembarque, o turista deverá apresentar os exames, seja o RT-PCR positivo realizado há mais de 20 dias, seja o exame sorológico (IgG) positivo, que indica a presença de anticorpos contra o novo coronavírus. Os exames serão encaminhados à Administração, juntamente com o pagamento da Taxa de Permanência (TPA), que a partir de agora só será feita online.
Foi prorrogada até o dia 31/10 a campanha de vacinação contra o sarampo para o público entre 20 e 49 anos. Todos dessa faixa etária devem tomar uma dose da vacina, que também protege contra a rubéola e a caxumba, independente da situação vacinal. Até o momento, 448 mil pernambucanos já foram vacinados. Para garantir a proteção, a SES-PE distribuiu mais de 1,4 milhão de doses para os municípios pernambucanos.
Deixe uma resposta