Defesa do SUS é tema da VI Conferência Municipal de saúde de Goiana
Profissionais da área da saúde se reuniram nessa quarta-feira, (27), no Sesc Ler Goiana, para debaterem o tema “A defesa do Sistema Único de Saúde para além da pandemia – um SUS para todos!”, durante a 6ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura de Goiana. O evento foi presidido pela secretária municipal de Saúde, Lícia Maciel e pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Mário.
O evento foi fundamental para continuar garantindo o bom funcionamento da gestão municipal, já que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. “Através dessa Conferência vamos propor novas estratégias e prioridades para melhorar os serviços de saúde no nosso município”, disse Lícia.
A Conferência aconteceu com a participação de diversos segmentos como usuários, trabalhadores da saúde e gestores.
Representando o prefeito Eduardo Honório, ausente por licença médica, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação e Inovação, Fernando Veloso frisou que “através do diálogo, serão definidos os caminhos nessa importante missão que é salvar vidas, oferecendo serviços de qualidade à população”.
Abordando o tema central, Cristina Paulino, farmacêutica-sanitarista e assessora técnica do COSEMS-PE (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco), “o SUS é o sistema mais avançado do mundo. Nessa pandemia vimos o SUS acolher a todos”, disse ao fazer um apanhado histórico e de defesa do Sistema Único de Saúde, a que todos têm acesso. A palestrante aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho dos profissionais de saúde que estiveram à frente no combate ao novo coronavírus e envolvidos na vacinação contra a Covid-19.
Os participantes foram divididos em grupos para discutirem em três diferentes eixos com os temas:
- Atenção Primária: A saúde começa aqui;
- Vigilância em Saúde: fortalecimento dos sistemas de vigilância e a busca pela integralidade das ações de saúde com RAS; e
- Redes de Atenção à Saúde, Gestão, Participação e Controle Social.
O objetivo principal da Conferência foi buscar a participação da sociedade para nortear as tomadas de decisões da gestão pública, fortalecendo a saúde pública no município.
Deixe uma resposta