Prefeitura do Paudalho realiza evento para assinatura de contrato entre a COOPCAPA e o Programa ViraSer
Na tarde de quarta-feira (20), a Prefeitura do Paudalho, através de sua Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ), realizou um evento para a assinatura do contrato entre a Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclados de Paudalho (COOPCAPA) e o Programa ViraSer, do Instituto GAIA Social.
O encontro ocorreu às 15h, no Pátio da Feira Prefeito Ulisses Roque, no Centro. A ocasião contou com a presença de 32 cooperados, de membros da equipe da SEDEMAQ e com um representante do ViraSer, o consultor técnico Danilo Pereira. Esse foi um importante passo em direção ao fortalecimento da cooperativa e da implementação de práticas ecologicamente sustentáveis no município.
O ViraSer é um programa que foi criado no ano de 2015 e que tem atuação em 43 municípios situados em 14 estados do Brasil. A iniciativa visa promover a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) com foco na cadeia produtiva da reciclagem.
Por meio do contrato, a COOPCAPA repassará as notas fiscais dos resíduos sólidos recicláveis arrecadados e comercializados para a equipe do ViraSer. As mesmas serão utilizadas para fins de logística reversa pós-consumo pelo programa e destinadas para as empresas parceiras investidoras. Por outro lado, o ViraSer vai proporcionar aos cooperados assistência técnica qualificada através de capacitações.
Danilo Pereira explica que essas formações irão incentivar os trabalhadores da cooperativa a se enxergarem como donos de seus próprios negócios. “A gente trabalha quatro frentes principais com os cooperados: Desenvolvimento da Capacidade de Gestão Administrativa, Gestão Comercial, Gestão Produtiva e Comercialização. Focamos nisso para que eles consigam manter uma renda boa, consigam ter eficiência na produção e consigam atender toda a cidade com a coleta seletiva.”
Além dessas capacitações, o investimento arrecadado será designado para a aquisição de insumos próprios de linhas de produção como, por exemplo, EPIs, big bags e demais equipamentos. O contrato tem duração de dois anos e a COOPCAPA tem o prazo de 60 dias para a regularização da emissão das notas fiscais.
Do portal da prefeitura do Paudalho
Deixe uma resposta