
Seminário Nacional de Acervos e Plataformas Digitais é realizado pela Secult-PE, Ibram e UFPE no Cais do Sertão
Iniciativa será realizada entre os próximos dias 9 e 10 de abril e reunirá representantes de diversas instituições para debater o tema
Novas tecnologias impõem novos desafios e possibilidades para o setor museal e de acervos. É dentro desse panorama que a Secretaria de Cultura junta forças com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na realização do Seminário Nacional de Acervos e Plataformas Digitais, que acontecerá entre os dias 9 e 10 de abril, no Centro Cultural Cais do Sertão. Serão discutidos os usos de plataformas institucionais, assim como ações e políticas públicas que estimulem a digitalização de acervos dos museus e de equipamentos culturais.
A abertura será na quarta-feira (9), às 9h, contando com a participação da secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, a superintendente de Cultura da UFPE, Mariana Brayner, e o coordenador-geral de sistemas de informação museal do Ibram, Dalton Martins. Em seguida, será realizada a primeira mesa, voltada para o debate sobre plataformas governamentais no setor, contando com a apresentação da MuseusBR, do Ibram, e do Mapa Cultural de Pernambuco, da Secult-PE. Ambas as plataformas contarão com momentos de atendimento sobre seu uso durante o dia, um marcado 11h às 12h, outro entre 16h e 17h.
Durante os dois dias ainda serão realizadas mesas que discutirão questões como acessibilidade e inovação em acervos digitais, além da própria experiências das plataformas, com especialistas debatendo sobre experiências, sendo explorados casos práticos e estratégias adotadas por diferentes instituições, considerando aspectos técnicos, institucionais e éticos. Ao fim das mesas, será realizada uma relatoria, assim como a leitura do esboço de uma “carta de princípios para acervos e plataformas digitais”, documento elaborado previamente.
“Pensar e discutir o uso das tecnologias para preservar nossos acervos e memória é pensar também em estratégias de fortalecimento da nossa identidade cultural. A proteção e a difusão do nosso legado que os processos de digitalização fornecem são ferramentas poderosas para a construção de um cenário cultural nacional sólido. E, claro, precisamos estar sempre atentos na construção de políticas públicas nesse sentido”, declara a secretária de Cultura, Cacau de Paula.
“A realização do seminário contribui para permanência da articulação com setor de museus e patrimônio do estado e a sociedade civil, bem como para a construção de uma política pública voltada para preservação e digitalização de acervos culturais, ações previstas no Novo Plano de Cultura de Pernambuco e no Plano de Governo do Estado de Pernambuco”, complementa Rosélia Adriana Rocha, coordenadora do Núcleo de Museus da Gerência de Territorialidade e Equipamentos Culturais.
Inscrições via formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdlF_1bhIW39wUsKrfFVImQ8hvIVwA5GuSDBIFCm9Rd3oEs0A/viewform?usp=header
Confira a programação completa:
QUARTA-FEIRA (9) –
8h30: Credenciamento e boas-vindas (Keilla Cerqueira, Cais do Sertão)
9h: Mesa de Abertura, com Cacau de Paula (Secult-PE), Mariana Brayner (Superintendência de Cultura da UFPE) e Dalton Martins (Ibram)
9h30: Mesa Iniciativas governamentais em Plataformas Digitais, com Rafaela Lima (plataforma MuseusBR/Ibram) e Irene Veiga (plataforma Mapa Cultural de Pernambuco/Secult-PE)
11h: Atendimento Mapa Cultural de Pernambuco e MuseusBR
12h: Apresentação cultural
14h: Mesa Acervos digitais: acessibilidade e inovação, com Paula Nunes (Midiateca Capixaba/Secult-ES), Joelma Néris (Funarte Digital/Funarte), Dalton Martins (Brasiliana/Tainacan/Ibram)
16h: Coffee Break
16h: Atendimento Mapa Cultural de Pernambuco e MuseusBR,
QUINTA-FEIRA (10) –
9h30: Mesa Experiências em plataformas digitais, com Albino Oliveira (Museu do Homem do Nordeste/Fundaj), Marcus Granato (Museu de Ciência e Ciências Afins) e Marcus de Brum Lopes (Museu Benjamin Constant/Ibram).
14h: Cerimônia de encerramento
16h: Coffee Break
16h: Visita mediada Museu Cais do Sertão (grupo 1)
16h30: Visita mediada Museu Cais do Sertão (grupo 2)
Deixe uma resposta