
Município de Palmares lança seu primeiro Plano Municipal de Turismo
Fruto de parceria entre a gestão municipal e o Sebrae, documento faz parte das estratégias do programa LIDER para fortalecer a economia da Mata Sul
Prestes a completar 146 anos de emancipação política, Palmares, na Zona da Mata Sul pernambucana, vai ganhar o seu primeiro Plano Municipal de Turismo. O documento estabelece ações integradas e diretrizes estratégicas para estruturar e potencializar o setor na cidade e será lançado nesta sexta-feira (04), a partir das 9h, no Cine Teatro Apollo (Rua da Conceição, bairro São Sebastião, na área central da cidade). O evento é exclusivo para convidados.
O documento é uma parceria da gestão municipal com o Sebrae Pernambuco e um dos primeiros produtos formatados após a entidade promover o programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) no território. A construção faz parte das metas definidas de forma colaborativa para a promoção do desenvolvimento econômico e sustentável da Mata Setentrional do estado. Água Preta, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Primavera, Ribeirão e Xexéu são as demais cidades envolvidas na empreitada.

“O Plano de Turismo é uma ferramenta essencial para a formulação de políticas públicas e estratégias que norteiam o desenvolvimento do setor em todos os âmbitos. Ele é um importante vetor de crescimento econômico, inclusão social e valorização do patrimônio histórico e cultural, com repercussão nas mais diversas áreas, desde a parte de serviços, alimentação, comércio e artesanato até infraestrutura e meio ambiente”, destaca Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE para a Zona da Mata. “O lançamento desse Plano personalizado representa um importante marco para Palmares, pois deve abrir novas oportunidades para empreendedores locais e provocar a criação de novos postos de trabalho, gerar renda, incentivar a capacitação profissional e proporcionar um ambiente favorável para o crescimento de forma sustentável”, acrescenta.
A partir das diretrizes do Plano Municipal de Turismo, a expectativa é que Palmares otimize a estruturação das atividades turísticas na localidade, evitando impactos negativos e potencializando os principais atrativos, como os festivais culturais, a gastronomia típica e o turismo rural. O planejamento estratégico também contribuirá para o fortalecimento da identidade cultural do município, beneficiando tanto moradores como visitantes, tornando a cidade mais competitiva no cenário turístico regional.

“Para o sucesso do Plano é fundamental que os empreendedores, gestores e demais envolvidos no setor participem ativamente das estratégias e se engajem para enfrentar e também encontrar soluções juntos para os desafios encontrados no setor. No lançamento e depois dele, queremos contar com a presença de todos que possam contribuir com ideias, compartilhar experiências e, principalmente, atuar de maneira proativa para expandir e fomentar o desenvolvimento do turismo em Palmares e região continental da Mata Sul pernambucana”, reforça o analista do Sebrae/PE Jefferson Santos.
MAIS
Palmares está localizada a aproximadamente 120 quilômetros do Recife. Conhecida como ‘Capital da Mata Sul’, a cidade de clima tropical tem população estimada em 56,6 mil pessoas pelo IBGE e é a terra natal de grandes nomes da cultura brasileira – entre eles, o escritor e poeta modernista Ascenso Ferreira e o advogado, escritor e crítico literário Hermilo Borba Filho, reconhecido ainda pela bem-sucedida carreira como dramaturgo, romancista, ator, diretor, tradutor e teatrólogo.
O casarão onde funciona o Cine Teatro Apollo, o mais antigo do interior e o terceiro do estado, também é sede da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho e um dos principais equipamentos turísticos da cidade. Outros atrativos do município são a Catedral de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, erguida em 1873; as Cachoeiras da Fumaça, Véu da Noiva II, Caritó, Mágico e do Engenho Serra Azul; trilhas ecológicas; a Casa-Grande do Engenho Paul, datada de 1863; a Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto; e a ponte de ferro sobre o Rio Pirangy, construída em 1882 pelos engenheiros ingleses da Great Western, entre outros.

Deixe uma resposta