
Segurança em alta na Zona da Mata: Queda de 25,5% nos homicídios e nenhum caso de feminicídio em fevereiro
Região se destaca com reduções expressivas em roubos e Violência Contra a Mulher, consolidando avanços na Segurança Pública
A Zona da Mata de Pernambuco registrou avanços expressivos na segurança pública em fevereiro de 2025, com uma redução de 25,5% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs). De acordo com dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS), o número de homicídios caiu de 47 em fevereiro de 2024 para 35 no mesmo período deste ano, representando 12 casos a menos.

Além dessa significativa queda, a região celebrou um marco importante: nenhuma Morte Violenta Intencional (MVI) contra mulheres e nenhum caso de feminicídio foram registrados no período, configurando uma redução de 100%. A violência contra a mulher também apresentou um declínio de 10,8%, evidenciando os impactos positivos das ações de segurança voltadas à proteção feminina. “É fundamental que continuemos fortalecendo as políticas de proteção às mulheres, garantindo que todas possam viver sem medo e com dignidade”, enfatizou a secretária de Defesa Social, em exercício, Dominique de Castro Oliveira.
Os índices de roubos também caíram consideravelmente na Zona da Mata, com uma redução de 29%. Foram registrados 217 casos em fevereiro de 2025, comparados aos 305 do mesmo período do ano anterior. Crimes patrimoniais seguiram a tendência de queda: o roubo de celulares reduziu 23,6%, passando de 259 casos em fevereiro de 2024 para 198 em 2025, enquanto o roubo de veículos diminuiu 18,6%, de 113 para 92 ocorrências.

A secretária Dominique ressaltou a importância dos avanços na segurança da região. “Os resultados na Zona da Mata refletem o trabalho conjunto das forças de segurança e o compromisso do Governo em proteger os pernambucanos. E a queda na violência contra a mulher é especialmente relevante e mostra que estamos no caminho certo para uma sociedade mais segura e justa”, destacou.
O delegado Bruno Vital, diretor da Diretoria Integrada do Interior 1 (DINTER 1), da Polícia Civil de Pernambuco, destacou que os dados positivos refletem o trabalho estratégico e contínuo das forças de segurança. “Os números apresentados são reflexos de uma segurança pública eficiente, que fez investimentos na área, trabalha com inteligência policial, prima pela integração entre as forças de segurança e realiza um monitoramento constante dos indicadores de criminalidade. Nosso trabalho de combate ao crime é contínuo e visa reduzir homicídios, violência doméstica, tráfico de drogas e roubos, que são os crimes que mais afetam a sociedade. Os números mostram que estamos no caminho certo e que o trabalho está sendo bem feito”, afirmou o delegado.

O coronel Adriel Serafim, diretor da Diretoria Integrada do Interior 1 (DINTER 1), da Polícia Militar de Pernambuco, também ressaltou a importância da atuação conjunta entre as polícias Militar e Civil. “O trabalho integrado trouxe importantes resultados para a segurança pública na região. Podemos registrar redução nos índices de homicídios, assaltos, roubos e furtos de veículos, roubos e furtos de celulares e, principalmente, na violência contra a mulher. As operações ostensivas seguirão sendo ampliadas, com patrulhamentos intensificados em áreas estratégicas e reforço nas ações de inteligência policial para manter e expandir os avanços alcançados”, pontuou o coronel.
Deixe uma resposta