Destaques Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado articula criação de associação que irá gerenciar o sistema local de abastecimento de água na Região do Moxotó

Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do estado articula criação de associação que irá gerenciar o sistema local de abastecimento de água na Região do Moxotó


Na última terça-feira (18), foi criada a Amapi – Associação dos Moradores, Agropecuaristas e Agricultores Familiares do Povoado de Ipojuca, distrito de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. A entidade passará a administrar o Sistema de Abastecimento de Água de Ipojuca, em parceria com o Sistema Integrado de Saneamento Rural – SISAR Moxotó. A criação da Amapi ocorreu dentro de uma assembleia popular, realizada, em articulação, pela Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento do estado (SRHS-PE), o Sisar Moxotó e a Cáritas.

Na mesma ocasião, foi eleita a diretoria da Amapi e foram tomadas as primeiras decisões administrativas para a operação do modelo Sisar de autogestão do abastecimento de água pela própria comunidade. “A atuação do Sisar é regional e em cada comunidade que integra o Sisar é necessário ter uma associação local para fazer a operação rotineira do sistema de abastecimento de água. O Sisar funciona como uma confederação das associações comunitárias locais. Na região do Moxotó, dentre as comunidades atendidas pelo Sisar Moxotó, apenas Ipojuca ainda não tinha uma associação criada”, explicou Mauro Lacerda, gerente geral de Programas de Saneamento da SRHS-PE.

Com o compromisso de ampliar o acesso à água para o consumo humano entre as comunidades rurais de todo o estado, o Governo de Pernambuco, por meio do Sisar, integrou as associações comunitárias num modelo de gestão compartilhada da operação e manutenção dos sistemas de abastecimento locais. Na prática, a gestão estadual e os parceiros criam as estruturas necessárias para o funcionamento dos sistemas – incluindo as tubulações, os reservatórios, as estações de tratamento de água, maquinário, etc. E, para a gestão destes sistemas implantados nas comunidades rurais, o governo implementa o Sisar, em que os sistemas de abastecimento de água são geridos de maneira parceira e integrada, entre Governo do Estado, municípios e organizações da sociedade civil. Em Pernambuco, já existem quatro unidades implantadas do Sisar: Moxotó, Alto Pajeú, Sertão Central/Araripe e Sertão do São Francisco. Um quinto SISAR está em fase de implantação, que é a unidade Agreste Central.

Carlos Peruca 20 mar 2025 - 7:43m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Click.com
Prefeitura de São Lourenço
Prefeitura de Tracunhaém
Xeque Treinamentos Chega à Carpina
COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2025 MARÇO DE 20 Á 31/ 2025

Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Prefeitura de Tracunhaém
Prefeitura de São Lourenço
COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2025 MARÇO DE 20 Á 31/ 2025
Click.com