Destaques Governo do Estado reúne lideranças em Afogados da Ingazeira para capacitação e aprimoramento de sistemas rurais de abastecimento de água

Governo do Estado reúne lideranças em Afogados da Ingazeira para capacitação e aprimoramento de sistemas rurais de abastecimento de água


A ação foi coordenada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, em parceria com a Cáritas Diocesana Pesqueira e teve apoio da Coca-Cola Fundation e Fundação AVina

Nestas quinta (13) e sexta-feira (14), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento (SRHS-PE), promoveu, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, a capacitação para novas lideranças e novos operadores de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), através do modelo de gestão compartilhada do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) de Pernambuco. Participaram da qualificação representantes dos SISARs da Região do Moxotó, do Sertão Central e Araripe e do Alto Pajeú – anfitrião do evento.

“O encontro contou com parceria da Cáritas Diocesana de Pesqueira, que é apoiada pela Coca-Cola Fundation, para a promoção de atividades de fomento ao saneamento rural, por meio de uma articulação que envolve outras organizações sul americanas. Dentre os temas trabalhados na capacitação de lideranças, estavam: a água como bem comum e direito humano; gestão comunitária; educação ambiental; cuidados com os sistemas de água; preservação dos recursos naturais”, explicou Mauro Lacerda, gerente geral de Programas de Saneamento da SRHS-PE.

Já os operadores participaram de aulas teóricas e práticas para procedimentos técnicos da operação do sistema de bombeamento e recalque de água bruta; procedimentos técnicos relacionados à operação da rede de distribuição e ligações domiciliares, incluindo procedimentos relacionados aos hidrômetros; processo de tratamento da água (preparação e dosagem dos produtos químicos, operação dos filtros e realização da retrolavagem dos filtros); procedimentos técnicos da operação dos reservatórios de distribuição. “Além disso, houve visita à captação de água da Barragem do Rosário e visita técnica ao SAA-Juá (Iguaracy)”, disse Lacerda.

O SISAR – O Governo de Pernambuco tem o compromisso ampliar o acesso à água para o consumo humano nas comunidades rurais em todo o território. E, para isso, integrou as associações comunitárias para a gestão compartilhada da operação e manutenção dos sistemas de abastecimento nas áreas rurais, criando o SISAR.

Desta forma, o SISAR funciona assim: de um lado, o Estado de Pernambuco e os parceiros criam as infraestruturas necessárias para o funcionamento dos sistemas de abastecimento, incluindo as tubulações, os reservatórios, as estações de tratamento de água, maquinário, etc. Por outro lado, é implantado um modelo de gestão compartilhada destes sistemas implantados nas comunidades rurais, de maneira parceira e integrada, entre Governo do Estado, municípios e organizações da sociedade civil.

Em Pernambuco, já existem quatro unidades implantadas do SISAR: Moxotó, Alto Pajeú, Sertão Central/Araripe e Sertão do São Francisco. Um quinto SISAR está em fase de implantação, que é a unidade Agreste Central.

PARCERIAS – A Cáritas é uma organização que atua há 16 anos na região do Sertão do Moxotó e, dentre suas prioridades estratégicas, uma delas é o acesso água. Em 2019, a entidade iniciou a implantação de um dos primeiros sistemas de abastecimento autogeridos na região, no município de Buíque, com atendimento de 270 famílias, financiado pela Fundación Avina. Mais recentemente, em 2023, a entidade firmou novo contrato com a Fundación Avina e a The Coca-Cola Fundation, para prestar apoio social na implantação de dois novos sistemas, nas comunidades: Campo de Aviação e Ipojuca, respectivamente nos municípios de Pesqueira e Arcoverde.

A Fundação Avina é uma organização latinoamericana, criada em 2001, focada em gerar e apoiar processos colaborativos que melhoram a qualidade dos vínculos entre empreendedores, empresas, organizações da sociedade civil, o sector acadêmico e instituições governamentais, para contribuírem juntos com o bem comum. Visando isto, a entidade tem suas ações voltadas para os seguintes eixos: Água, Biomas, Clima, Democracias, Economia Circular Inclusiva e Inovação Trabalhista.

Fotos: divulgação SRHS-PE

Carlos Peruca 15 mar 2025 - 12:25m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Click.com
Prefeitura de Tracunhaém
COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2025 MARÇO DE 20 Á 31/ 2025
Xeque Treinamentos Chega à Carpina
Prefeitura de São Lourenço

Click.com
Prefeitura de Tracunhaém
COMBATE ÀS ARBOVIROSES 2025 MARÇO DE 20 Á 31/ 2025
Prefeitura de São Lourenço
Xeque Treinamentos Chega à Carpina