
Perdeu ou danificou algum documento durante as fortes chuvas em Pernambuco? A Arpen-PE orienta no que fazer
As fortes precipitações que atingem várias cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), neste início de fevereiro, vêm causando inúmeros transtornos à população. Um deles é a perda/dano de documentos essenciais para a prática da cidadania, como Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito. Para evitar mais dor de cabeça, a Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Pernambuco (Arpen/PE) orienta a população quanto à solicitação da segunda via desses documentos.
Os interessados devem procurar o cartório de registro civil onde seu documento foi emitido. Caso não tenha essa informação, é possível localizar o cartório correspondente através de informações como nome completo, data e local do evento em qualquer unidade do estado. “Os cartórios, não só da RMR, mas de todo o estado, estão atentos ao possível aumento dessa demanda e empenhados em solucionar a atualização dos registros da população da maneira mais célere possível, para que ninguém tenha seu acesso aos direitos básicos comprometidos”, explica o presidente Arpen/PE, Marcos Torres.
Os valores das solicitações e os prazos de entrega dos documentos variam de acordo com cada Cartório de Registro Civil. “O registro civil, além de ser uma garantia constitucional, é um instrumento necessário para o exercício pleno da cidadania e para a promoção da inclusão social. Sem ele, a população fica ainda mais vulnerável e impedida de acessar políticas públicas, programas e serviços essenciais, como: escolas, postos de saúde e o bolsa família, por exemplo”, complementa o presidente.
Deixe uma resposta