
O fortalecimento da vitivinicultura e do enoturismo vira pauta de debate na Alepe
Com a presença de empresários e parlamentares, a Assembleia Legislativa instalou nesta quarta-feira (19) a Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura e do Enoturismo de Pernambuco. Os presentes debateram sobre a importância do grupo de trabalho, que buscará colaborar com a realização de ações de fortalecimento do setor, além da indicação para que os Poderes Executivo Federal e Estadual ofereçam alternativas que facilitem o trabalho dos produtores da uva e do vinho do estado.
Idealizador da formação da Frente, o deputado Jarbas Filho (MDB) ressaltou que os trabalhos serão pautados com o objetivo de potencializar tudo que o segmento da Vitivinicultura pode agregar em benefício do desenvolvimento de Pernambuco. “Trabalharemos para elevar o setor à altura da relevância que ele tem para gerar empregos e melhorar a qualidade de vida dos pernambucanos. Para isto, precisamos da nossa unidade, do apoio dos municípios envolvidos, que respondem por mais de 95% do Valor Bruto da Produção da Uva de Pernambuco”, afirmou.

Presente na reunião, a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera parabenizou a iniciativa da Alepe e ressaltou que o principal pleito do setor está ligado à concessão de incentivos. “O enoturismo é uma ideia que a gente sabe que vai trazer muito desenvolvimento para Pernambuco. O que nós pedimos é ajuda para conseguir benefícios. Incentivos para que nós possamos valorizar o nosso produto. Foi comentado aqui sobre a compra de produtos que não são nacionais e que são comprados de forma mais acessível, mas isso acontece por causa da falta de incentivos”, disse.
Ao finalizar a reunião, Jarbas apresentou números que mostram a importância da produção da uva e do vinho para a economia pernambucana. “Em 2023 nós produzimos 500 toneladas de uva em Pernambuco; em valor agregado nós aparecemos à frente do Rio Grande do Sul. Só em Lagoa Grande a uva aparece com 82% do valor bruto de produção agrícola municipal, ficando em 1º lugar no estado. O Vale de São Francisco produz R$4,5 bilhões, representando quase 50% do total do subsetor lavouras… acho que fica claro que Pernambuco tem vocação, tem condições climáticas e pode ser beneficiado com a vitivinicultura e com o enoturismo”, concluiu.

Produtores da uva e do vinho e ex-prefeitos de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro e Jorge Garziera também participaram do primeiro encontro da Frente Parlamentar e ressaltaram a necessidade de discutir o fortalecimento do setor em Pernambuco. Além do parlamentar do MDB, o grupo ainda é composto pelos deputados Mário Ricardo, Joaquim Lira, Joãozinho Tenório, João Paulo Lima, Kaio Maniçoba, Izaías Regis, France Hacker, Simone Santana e Socorro Pimentel. A próxima reunião já está programada para o mês de abril e acontecerá no município de Lagoa Grande.
Deixe uma resposta