
Nazaré da Mata marca presença no Festival Pernambuco Meu País
Evento realizado na noite deste sábado (22), levou, ao Jardim do Cais do Sertão, no Bairro do Recife, apresentações do Maracatu Cambinda Brasileira e do Mestre Anderson Miguel e a Ciranda Raiz da Mata Norte
O coração do Recife bateu mais forte na noite desse sábado (22), quando o Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, de Nazaré da Mata, subiu ao palco do Festival Pernambuco Meu País, para um espetáculo que emocionou e encheu de orgulho todos os presentes.
Patrimônio Vivo e Ponto de Cultura de Pernambuco, o grupo, mais antigo em atividade ininterrupta no País e o único a manter sua sede na zona rural, no Engenho Cumbe, liderado pelo renomado Mestre Anderson Miguel, mostrou toda a potência e ancestralidade da cultura afro-brasileira, indigena e europeia, em uma apresentação que foi um verdadeiro tributo à cultura popular do interior pernambucano.
O festival, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, integra as comemorações carnavalescas e tem como missão celebrar e valorizar as tradições que fazem do estado um celeiro de riquezas culturais. E o Cambinda Brasileira, com seus caboclos de lança, reis, rainhas, baianas, mestre, contramestre e músicos, trouxe para o Bairro do Recife um pouco da essência de Nazaré da Mata, cidade conhecida como a “Capital Estadual do Maracatu de Baque Solto”.
Sob o comando do Mestre Anderson Miguel, figura central da nova geração de poetas populares, na preservação e difusão do maracatu, o grupo apresentou um repertório que mesclou tradição e contemporaneidade, levando ao público uma experiência única de música, dança e história. Ele também é responsável por liderar o grupo cultural Ciranda Brasileira Raiz da Mata Norte, que também levou ao palco toda alegria, poesia e dança.
“Ver Nazaré da Mata representada pelo Maracatu Cambinda Brasileira e pelo Mestre Anderson Miguel neste festival é emocionante. É como ver a alma do nosso povo ganhando vida no palco. É uma apresentação que celebra a resistência e a identidade do nosso povo” destacou o Secretário Municipal de Cultura, Washington Dário.
Foto: Dani Pedrosa
Deixe uma resposta