Jaboatão monitora volume de chuvas e áreas de risco do município
Com a elevada precipitação pluviométrica das últimas 24 horas, o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, reuniu-se com a Defesa Civil do município e os secretários de Governo, Infraestrutura, Assistência Social, Administração, Regionalização e Serviços Urbanos, no Palácio da Batalha, em Prazeres. Em pauta, as atuações de cada pasta para o monitoramento das áreas de risco e as ações que reduzam o impacto das chuvas e tragam segurança para a população jaboatonense.
“Queremos tranquilizar a população, dizer que estamos desde o domingo atentos aos alertas de chuvas para a nossa região. Jaboatão saiu do estado de observação para o de atenção, o que significa maior possibilidade de chuvas. Nos reunimos para repassar o plano de ação do município e deixar as equipes de prontidão”, declarou o prefeito Mano Medeiros.
Nas últimas 24 horas, choveu 56mm em Jaboatão dos Guararapes. Historicamente, o previsto para o mês de janeiro é de 100mm. Entretanto, a Central de Monitoramento da Defesa Civil registrou, no mesmo período, apenas 23 ocorrências. Deste total, 19 foram referentes à reposição de lona plástica, 3 solicitações de vistorias em barreiras, sem danos, e 1 desabamento do muro de uma residência, no bairro de Cavaleiro, sem feridos.
Os números refletem a atuação do órgão durante todo o ano, por meio de ações como a atuação das equipes dos cinco Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) em operação no município, a Sala Integrada de Emergência para monitoramento 24 horas, estações meteorológicas próprias para monitoramento de áreas diferentes do município em tempo real, embarcações para apoio a retirada de pessoas ilhadas e bases descentralizadas de Defesa Civil em pontos considerados mais críticos. Jaboatão também conta com o Grupo de Apoio a Desastres (GAD), composto por integrantes da Defesa Civil do município, prontos para serem acionados a qualquer momento, em resposta a situações de desastre.
“As chuvas tendem a dissipar, mas continuamos em atenção nas próximas horas, sobretudo até o fim da tarde, quando teremos elevação da tábua de maré e diminuição da temperatura”, reforça o secretário executivo de Defesa Civil do município, Coronel Elton Moura.
Para o registro de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes pelos telefones: 0800.281.2099 e 81 9.9195.6655. Este último número é WhatsApp e permite que a população também envie fotos e vídeos relacionados à ocorrência.
Fotos: Leandro de Santana/PMJG
Deixe uma resposta