Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para construção do Complexo de Polícia Científica de Caruaru e acordo de cooperação técnica com a PRF
Ações fazem parte do Juntos pela Segurança e fortalecem a infraestrutura policial do Estado e o trabalho em conjunto entre órgãos
Pernambuco deu mais um passo para avançar no fortalecimento da segurança pública no Estado com duas assinaturas realizadas pela governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (20). A primeira foi a ordem de serviço para início das obras do Complexo de Polícia Científica de Caruaru, no Agreste, que abrigará unidades do Instituto de Criminalística (IC), Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB). A segunda assinatura foi de um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para otimizar as investigações tanto da gestão estadual quanto do órgão federal. As assinaturas aconteceram durante a reunião semanal do programa Juntos pela Segurança, na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), no Recife.
“Dois atos importantes foram assinados hoje para impulsionar a segurança pública do nosso Estado com investimentos em infraestrutura e para intensificar a integração entre o Governo do Estado e a PRF. A criação de uma das maiores estruturas de Polícia Científica do interior de Pernambuco marca a retomada de uma obra estratégica para a segurança. As ações reforçam o programa Juntos pela Segurança, que avança para devolver a paz social a todos os pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O projeto do Complexo estava paralisado desde setembro de 2013 e recebeu novo impulso após a revisão das prioridades de infraestrutura no setor de segurança feita pela governadora na sua gestão. Com previsão de conclusão em 420 dias corridos, a obra tem como objetivo descentralizar os serviços periciais, permitindo que exames como balísticos e de toxicologia forense sejam realizados diretamente em Caruaru, sem a necessidade de envio para Recife. Isso trará mais agilidade e eficiência nas investigações, beneficiando diretamente a população.
“O Complexo de Polícia Científica de Caruaru realmente é um marco para a atuação da segurança pública no interior do Estado. Com a sua conclusão, conseguiremos reduzir o tempo de resposta das investigações e melhorar o atendimento à população, oferecendo ainda mais eficiência em tempo ágil na realização de exames periciais que são essenciais para as investigações policiais”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. O gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra, ressaltou que esse é “um avanço na qualificação dos serviços e no fortalecimento da segurança pública”.
Já a formalização do Acordo de Cooperação Técnica com a PRF visa o compartilhamento de bancos de dados, buscando fortalecer as ações de segurança pública e segurança viária no Estado, além de contribuir para o desenvolvimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e das políticas nacionais de segurança pública e defesa social.
O superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, Alexandre Rodrigues da Silva, explica que o acordo é a troca do sistema Alerta Brasil, da PRF, por sistemas da SDS, garantindo o compartilhamento de informações de câmeras, como placas de veículos, em tempo real.
“O Alerta Brasil é um sistema da PRF de monitoramento de veículos e vamos utilizar alguns sistemas da SDS em contrapartida, que são sistemas de informações de ocorrências e, cruzando isso, com certeza vamos ter ainda mais eficácia, tanto a PRF quanto a SDS. No momento da assinatura a gente já faz a integração, as áreas de inteligência vão conversar e disponibilizar as senhas para que as equipes tenham acesso a essas informações”, disse Rodrigues.
“A cooperação entre os órgãos é fundamental para uma atuação mais integrada e eficiente. E com o compartilhamento de informações entre a PRF e as nossas forças, conseguiremos um enfrentamento mais eficaz à criminalidade e à violência no trânsito, além de contribuir para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS)”, pontuou o secretário Alessandro Carvalho. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica representa mais um avanço no compromisso do Governo de Pernambuco com a melhoria da segurança pública, tanto no combate à criminalidade quanto na proteção de vidas no trânsito.
A reunião contou com a presença de Mauro Alencar, desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); do chefe da Polícia Civil, Renato Leite; do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), José Paulo Xavier; do defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli; do executivo da Defesa Civil, Clóvis Ramalho; da secretária da Mulher, Juliana Gouveia; da secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires; do secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabricio Marques; do comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; e do secretário designado da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Sales.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom
Deixe uma resposta