Delegada Gleide Ângelo começa com sua prestação de contas à população
A deputada Delegada Gleide Ângelo começa sua agenda de prestação de contas e avaliação de trabalho na Assembleia Legislativa. A partir da próxima terça (28), a Delegada estará nas principais áreas da região metropolitana, das matas norte e sul, como também no agreste do estado. “A população precisa ter conhecimento e proximidade com o que é feito na ALEPE. Por isso, assumo meu compromisso e aproximar cada vez mais meu mandato da mulherada e dos homens do nosso estado”, explica. A primeira ação da prestação de contas já está marcada para Olinda.
Sempre centrando seu trabalho no fortalecimento de politicas em defesa dos direitos das mulheres, a parlamentar consegue atuar e fazer articulações em nível local e federal para conseguir a implementação de projetos visando o combate à violência doméstica e familiar, em todas suas formas e manifestações, e para o projetos de empreendedorismo feminino — afinal, não são raros os casos em que as vítimas se mantém em relações abusivas vendo-as como único meio de sustento próprio e de seus filhos.
Foi dessa maneira que, em parceira com o senador Fernando Dueire (MDB), a Delegada entregou computadores, armamentos e viaturas para as Patrulhas Maria da Penha dos municípios do Paulista, no Grande Recife, e de Limoeiro, no agreste. Suas emendas estaduais também financiaram a entrega de automóveis para as coordenadoria e secretaria da Mulher de Ribeirão, na mata sul, e Itapissuma, na metropolitana.
A Delegada Gleide também levou cidadania para a mata norte pernambucana. Suas emendas possibilitaram a criação e montagem de um laboratório para a emissão e entrega de documentos de identidade e registro civil na cidade de Tracunhaém. “Os moradores da região tinham que se deslocar para cidades mais distantes ou até mesmo até Recife, muitas vezes sem o dinheiro completo para a passagem ou uma alimentação, enfrentar filas e, às vezes, sequer conseguir o atendimento. Agora, aproximamos esse serviço a fim de reduzir a burocracia e facilitar o acesso dessas pessoas à cidadania, afinal, sem um documento de identificação, a vida da pessoa fica parada: não pode fazer um curso, não pode ter um trabalho formal, não pode fazer nada”.
Visando oferecer emprego e geração de renda, Gleide Ângelo mantém parceria com a prefeitura do Recife para um dos maiores programas de qualificação profissional do estado. Em pouco mais de dois anos, o programa Qualifica Recife já capacitou mais de sete mil homens e mulheres em toda capital. A Delegada conseguiu com que os cursos oferecidos, como beleza e estética, alimentação, administração, línguas, informática, marketing digital, construção e eletricidade, por exemplo, acontecessem nas periferias, dentro das comunidades — através de parcerias com diversas organizações não-governamentais e associações.
“Precisamos levar a qualificação para aqueles que enfrentam maiores dificuldades em acessá-la. Nesse sentido, as mulheres são as mais prejudicadas pois estão presas aos afazeres domésticos e nos cuidados com as crianças. Nessas ONGs, também foram disponibilizados cuidadores para que essas mães pudessem deixar seus filhos e participar das aulas”, comentou e prossegue: “E é assim que vamos seguir nosso trabalho na ALEPE, porque, como sempre digo, eu estou deputada estadual e vou fazer valer meu cargo para promover dignidade e qualidade de vida para todas as mulheres e homens do nosso Pernambuco. 2025 mal começou e já estou cheia de gás e disposição para fazer muitos mais nos meses quem vêm por aí”, avisou.
IMPRENSA
Alissa Farias
Imagens — divulgação / Williams Aguiar
Deixe uma resposta