Destaques Autor da lei que tornou Osman Lins Patrono da Dramaturgia em PE, deputado Henrique Filho celebra homenagens ao escritor

Autor da lei que tornou Osman Lins Patrono da Dramaturgia em PE, deputado Henrique Filho celebra homenagens ao escritor


A memória de Osman Lins (1924-1978), um dos maiores expoentes da literatura brasileira, ganha destaque no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) com a exposição “O Retábulo de Lins”, aberta ao público até o dia 12 de janeiro de 2025. Valendo-se desse momento de celebração do centenário de nascimento do escritor pernambucano, o deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP), natural de Vitória de Santo Antão, terra natal de Osman, reforça o seu orgulho como autor da Lei nº 17.090/2020, que reconhece o escritor como Patrono da Dramaturgia de Pernambuco.

Para o parlamentar, a lei é um marco que eterniza a relevância de Osman Lins, cuja obra transcende gerações e inspira múltiplas formas de expressão artística. “A celebração do centenário de Osman é um momento muito especial para Pernambuco e para mim, como conterrâneo e admirador de sua obra. Ter sido o autor da lei que o torna Patrono da Dramaturgia em nosso País-Pernambuco é motivo de grande alegria. Essa homenagem mantém viva a grandiosidade de seu legado e reforça sua enorme contribuição à nossa cultura”, afirma Henrique Filho.

A Lei nº 17.090 foi sancionada em 29 de outubro de 2020 e teve como objetivo consolidar o lugar de Osman Lins no panteão cultural pernambucano. Reconhecido por obras como Lisbela e o Prisioneiro, Nove Novena e Avalovara, Osman explorou as fronteiras entre literatura, filosofia, geometria e dramaturgia, deixando um legado único e marcante.

No contexto dessa homenagem, a exposição “O Retábulo de Lins”, com curadoria de Elizabeth Hazin, dialoga com a obra literária do autor, em especial com o universo de Retábulo de Santa Joana Carolina, presente no livro Nove Novena (1966). A mostra reúne pinturas de 12 renomados artistas pernambucanos, como Maurício Arraes, Roberto Ploeg e Tereza Pernambucano, que reinterpretam os “mistérios” da narrativa de Osman, oferecendo um olhar visual sobre a riqueza de sua obra.

Além da exposição, a programação inclui uma apresentação especial da Orquestra de Câmara Criança Cidadã e o lançamento da Coleção Osman Lins, criada pela estilista Eliane Mello, que buscou inspiração na complexidade e na beleza das criações do escritor.

“A homenagem promovida pelo MEPE complementa o reconhecimento institucional que buscamos ao aprovar a lei que o tornou Patrono da Dramaturgia. Osman Lins é um orgulho pernambucano, e seu legado merece continuar sendo celebrado e valorizado. Aproveito a oportunidade para convidar você a visitar a exposição”, acrescenta o deputado.

Carlos Peruca 16 dez 2024 - 9:23m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA