Antônio Moraes ressalta conquista de Pernambuco no 29º Prêmio Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda
Estado conquistou a primeira colocação na categoria Soluções em Gestão Fiscal, com a implantação do projeto “Trilhas Fiscais e Sociais”, criado pela SEFAZ e SCGE
O deputado Antônio Moraes destacou, nesta quinta-feira (05), o prêmio nacional conquistado pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco e Controladoria Geral do Estado, que ficaram no primeiro lugar no 29º Prêmio Tesouro Nacional, concedido pelo Ministério da Fazenda, na categoria “Soluções em Gestão Fiscal”. O parlamentar parabenizou o secretário da Fazenda do Estado, Wilson de Paula, e a secretária da Controladoria Geral do Estado, Érika Lacet, pelo projeto “Trilhas Fiscais e Sociais do Estado de Pernambuco”, desenvolvido e implementado em 2023.
O projeto premiado inovou na otimização do uso dos recursos públicos destinados a programas sociais no Estado, promovendo maior eficiência e justiça na aplicação das verbas. De acordo com Moraes, a iniciativa foi desenvolvida para acompanhar e validar a base de dados do Cadastro Único do Governo Federal, garantindo que os auxílios sociais sejam pagos às pessoas que realmente atendam aos critérios pré-definidos, utilizando dados tributários, evitando fraudes e ampliando o alcance dessa política social.
O prêmio nacional é concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), com apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). “Mais uma vez, Pernambuco dá um exemplo aos demais Estados de como promover uma gestão de qualidade, com responsabilidade fiscal e justiça social, atendendo aos que mais necessitam. Desde que assumiu, a governadora Raquel Lyra vem cumprindo o que prometeu, promovendo ajustes que economizam recursos dos cofres públicos e asseguram investimentos em outras áreas”, afirmou Antônio Moraes.
O projeto “Trilhas Fiscais e Sociais” já demonstrou os primeiros resultados expressivos. De acordo com a Secretaria da Fazenda, no subprograma “Décimo Terceiro do Bolsa Família” em Pernambuco, a economia foi de R$ 45,1 milhões no ciclo de 2023 e de R$ 90,7 milhões em 2024. Esses recursos economizados têm sido reinvestidos em novas políticas e iniciativas sociais, ampliando os benefícios à população.
Fotos: Leôncio Francisco/Divulgação
Deixe uma resposta