Destaques Planejamento, efetivo e tecnologia foram os pilares de uma eleição segura em todo o Estado

Planejamento, efetivo e tecnologia foram os pilares de uma eleição segura em todo o Estado


A Operação Eleições 2024 iniciou em agosto e foi finalizada na manhã desta segunda-feira, com a diminuição na criminalidade e o direito do voto assegurado para todos os cidadãos

A Operação Eleições 2024, coordenada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), finalizou com diminuição no número de ocorrências de 8,6% no dia da eleição e de 10,2% em todo o final de semana, da zero hora da sexta-feira até a zero hora de segunda-feira. Os dados foram comparados a última eleição municipal, em 2020, e mostram que o planejamento, o aumento do efetivo, o uso da tecnologia e o monitoramento em tempo real foram pilares fundamentais para a diminuição da criminalidade no período eleitoral.

Durante todo o final de semana, entre a sexta-feira e o domingo, foram contabilizados 274 delitos, 31 a menos do que em 2020, quando houve 305 crimes. No dia da eleição, 10.126 profissionais da segurança estavam em serviço e foram registrados 203 crimes contra os 222 do último pleito municipal. Toda a Operação, iniciada em agosto, contou com um reforço de 19,15% no número de policiais,  lançados em relação às eleições de 2020, com
37.491 postos de trabalho, R$ 6,7 milhões investidos nas ações de segurança, e o apoio das políciais Militar, Civil, Científica, Federal e Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros; Defesa Civil; Tribunal Regional Eleitoral; Agência Brasileira de Inteligência; entre outros órgãos parceiros.

“A Operação Eleições 2024 é um dos maiores eventos do calendário da SDS, devido à sua complexidade e grande planejamento operacional, que foi colocado em prática e obteve os resultados esperados, que são a garantia do direito ao voto para todos os pernambucanos e a diminuição da criminalidade”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Ressalta-se que no domingo as forças de segurança conseguiram realizar prisão em flagrante por compra de voto graças ao monitoramento realizado por drones, que filmou todo o crime, desde a organização da fila, a entrega do dinheiro e a abordagem policial para deter os criminosos. Dentre os principais boletins de ocorrência estão os crimes eleitorais seguidos de ameaça, provocação, danos, rixas e vias de fato; corrupção eleitoral; lesão corporal em razão dos conflitos políticos; ameaça contra candidatos; boca de urna e desobediência às instruções da Justiça Eleitoral. As estatísticas da SDS mostram, ainda, que, no dia da eleição, não foram registradas ocorrências em 77 municípios pernambucanos, o que corresponde dizer que 42% das cidades não tiveram crimes eleitorais no chamado “Dia D”.

Carlos Peruca 07 out 2024 - 21:42m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA