Programa Conviver Mais do Jaboatão celebra três anos com seminário
“Sou outra pessoa depois que entrei nesse projeto, ele fez a diferença na minha vida”. O depoimento é da dona de casa Marizete Gomes, que participa do Programa Conviver Mais, criado há três anos, pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com objetivo de incentivar a prática de atividade física e promoção à saúde física e mental junto à população. Para celebrar o aniversário e os resultados alcançados, foi realizado nesta sexta-feira (13), o II Seminário do Conviver Mais, reunindo participantes do programa e equipe de profissionais. O encontro aconteceu no auditório da Faculdade Cespu, em Jardim Jordão.
Durante o evento, alguns participantes deram depoimentos motivadores a respeito da mudança de hábito e melhoria na qualidade de vida, depois que passaram a ser beneficiários do programa. Marizete, por exemplo,frequenta o polo Marcos Freire, desde novembro do ano passado. Ela contou que tinha alguns problemas de saúde antes de entrar no programa. “Eu era uma pessoa depressiva, tive trombose, pressão arterial alta, arritmia e faço tratamento de asma alérgica. Antigamente tomava cinco medicamentos e dormia muito mal. Fui aconselhada por um médico a praticar mais exercícios físicos. Depois que entrei nesse programa minha qualidade de vida melhorou bastante. Hoje, tomo apenas um remédio para controlar a asma e durmo bem. Tudo isso graças ao apoio que tive dos profissionais do Conviver Mais, só tenho a agradecer”, contou sorridente.
A vendedora Edna Monteiro, que participa do programa desde o início, também fez um relato. “Eu era muito agitada e não tinha um sono regular. Depois que passei a praticar atividade física no polo do Conviver Mais da UR-6, passei a dormir melhor e tenho mais interação com outras pessoas. Esse é um projeto maravilhoso que veio pra ficar. Costumo dizer que a atividade física é o melhor remédio para o corpo e a mente”, disse às gargalhadas.
Atualmente, mais de 500 pessoas frequentam os polos distribuídos em Marcos Freire, UR-6, Dom Hélder, Santa Felicidade, Abdo Cabus, Barra de Jangada, além dos CAP’s AD e Solar. O trabalho é realizado em parceria com as equipes de saúde das áreas onde os polos estão inseridos.
O coordenador do Programa Conviver Mais do Jaboatão, Wellington Duarte, explicou a importância desta ação para a promoção da saúde no município. “Ao longo desses três anos, percebemos que muitos usuários do programa conseguiram reduzir o nível de colesterol, diminuir o peso, controlar pressão arterial, entre outros benefícios. Para auxiliar nesse trabalho, desenvolvemos um software para cadastro e avaliação física dos participantes, onde eles recebem uma cartilha com todos os dados para fazer o acompanhamento médico. Realizamos também ações e palestras voltadas para promoção da saúde e qualidade de vida”, explica.
PRÊMIO
O Programa Conviver Mais, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, foi o grande vencedor do prêmio APS Forte no SUS 2021, referente à promoção da saúde, dentro da temática de atividades físicas. A premiação é organizada pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).
Fotos: Matheus Britto/PMJG.
Deixe uma resposta