“Dia de Campo” promove práticas agrícolas sustentáveisno Agreste pernambucano
O evento orienta sobre o cultivo de plantas forrageiras em períodos de seca, melhorando a alimentação animal e a sustentabilidade da pecuária na região.
No próximo dia 27 de setembro, a Fazenda Primavera, em Venturosa, no Agreste pernambucano, sediará o “Dia de Campo” do Projeto Forrageiras para o Semiárido. O evento tem como objetivo capacitar pecuaristas locais a enfrentarem os desafios impostos pelas mudanças climáticas, apresentando resultados de projetos anteriores que demonstram como as plantas forrageiras podem manter alta produtividade, mesmo durante a estiagem.
Destinado a produtores rurais assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Pernambuco, o encontro reunirá cerca de 100 participantes de municípios como Iati, Itaíba, Buíque, São Bento do Una, Caetés, Pesqueira, Alagoinha e Pedra.
O evento contará com a presença de nomes relevantes do setor, incluindo o presidente da Faepe, Pio Guerra, e o superintendente do Senar Pernambuco, Adriano Moraes, além de especialistas da área. “Estamos apresentando resultados que comprovam a viabilidade de se manter uma produção de qualidade mesmo em períodos de seca. Isso é essencial para garantir a sustentabilidade da pecuária no Semiárido”, afirmou o presidente Pio Guerra.
A iniciativa reflete o compromisso do Sistema Faepe/Senar em disseminar soluções práticas e eficazes, visando tornar a agropecuária no Semiárido cada vez mais sustentável e produtiva. “O Dia de Campo é uma oportunidade valiosa para os produtores se atualizarem sobre as inovações e técnicas que estão revolucionando a produção forrageira”, destacou Guerra.
Sobre o Projeto
O Forrageiras para o Semiárido é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Instituto CNA e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Programação
O evento será dividido em quatro estações temáticas, onde os participantes serão organizados em grupos para explorar diferentes aspectos do manejo de forrageiras no semiárido. A programação terá início às 7h com a recepção dos participantes, e a abertura oficial está marcada para às 8h, com a presença de representantes da Faepe, Senar-PE e Embrapa. Cada estação comportará até 25 participantes por rodada, garantindo uma interação rica com os facilitadores.
Confira:
1. Sistema de Pastejo e Resultados da Fase 2 do Projeto Forrageiras
Facilitador: Dr. Tadeu Vinhas Voltolini (Embrapa)
2. Avaliação e Manejo Sanitário
Facilitadora: Dra. Elizabete Gomes (ICNA)
3. Produção e Conservação de Forrageiras Anuais (Silagem)
Facilitadora: Alenilda Carvalho (ICNA)
4. Propagação da Palma Forrageira e Alimentação de Ruminantes
Facilitador: Djalma Cordeiro (IPA-PE)
Serviço
Dia de Campo – Forrageiras para o Semiárido
Data: 27 de setembro
Horário: Das 8h às 12h
Local: Fazenda Primavera, Venturosa – PE
Deixe uma resposta