II Encontro Gestar debate saúde materno-infantil em Jaboatão
Nesta segunda-feira (19), 57 gestantes participaram do II Encontro Gestar, realizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes no Centro de Parto Normal (CPN) Rita Barradas, no bairro de Sucupira. Nesta edição, além das três salas temáticas (cuidados com as gestantes, cuidados com os recém-nascidos e arte gestacional), a novidade foi a palestra da Vigilância Epidemiológica, com orientações sobre a prevenção à febre do Oropouche, arbovirose transmitida pelo maruim e pela muriçoca.
“Sintam-se acolhidas aqui no CPN. O II Encontro Gestar acontece em meio ao Agosto Dourado, que simboliza o incentivo ao aleitamento materno, e no mês no qual também se comemora o Dia da Gestante (15 de agosto)”, deu as boas-vindas a coordenadora geral do CPN, Débora Duarte.
A prevenção à febre do Oropouche foi abordada pela equipe da Vigilância Epidemiológica do município com uma exposição, em uma das salas temáticas. “Falamos sobre a importância de usar corretamente o repelente, sobretudo nos três ou quatro primeiros meses da gestação, quando o bebê está se formando no útero”, afirmou a gerente, Camila Brito, antes de garantir que o produto, à base de icaridina ou DEET (Dietil-m-toluamida), não tem qualquer contraindicação para as futuras mamães. A Prefeitura irá distribuir repelentes às gestantes acompanhadas no município. “A nossa intenção é protegê-las, bem como acompanhá-las de perto”, explicou.
A estudante Laísa Brito Santos, 19 anos, chegou ao CPN sentindo algumas dores e até achou que havia chegado o grande momento. “Eu estava com um centímetro de dilatação, porém ainda com 40 semanas. A minha expectativa é grande, estou convicta de que quero ter o meu primeiro filho aqui”, afirmou, ao lado do futuro papai, o estampador Evaldo Júnior, também de 19 anos.
Já a assistente administrativa e de vendas Maria Camila, 36 anos, ficou simplesmente maravilhada com as palestras. “Não sabia da existência dessas palestras. É um diferencial que agrega bastante, pois as pessoas não fazem ideia do que passamos durante uma gestação”, concluiu.
Inaugurado em 2022, o Centro de Parto Normal Rita Barradas de tem toda a estrutura necessária ao acolhimento das gestantes para o parto normal humanizado, sob o acompanhamento da equipe multidisciplinar, composta por enfermeiras obstetras, pediatras, assistentes sociais, técnicas de enfermagem, dentre outros profissionais.
Fotos: Leandro de Santana/PMJG
Deixe uma resposta