Gestores e professores do Jaboatão compartilham experiências na área de educação inclusiva
Promover a inclusão na rede de ensino do Jaboatão dos Guararapes e compartilhar experiências pedagógicas em busca de uma educação pública inclusiva e de qualidade. Esses foram os temas abordados na 1ª Mostra Pedagógica Inclusiva de profissionais da rede de ensino do município, realizada nesta segunda-feira (26), na Faculdade Guararapes (UNIFG), em Piedade. O evento faz parte da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que seguirá até o próximo sábado (31), abordando o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos?”.
A gerente de Educação Especial do Jaboatão, Mabel Santos, falou da importância de incluir a mostra nesta programação. “A proposta é justamente unir para incluir toda a rede municipal. Ao longo do ano, os profissionais em educação promovem atividades inclusivas com os alunos, para que eles desenvolvam seu conhecimento cognitivo e motor. Este evento foi mais que oportuno para compartilharmos essas experiências pedagógicas e reforçarmos a questão da inclusão”, enfatizou a gestora.
Uma das participantes do encontro, Juanita Marília Santos, é mestranda em Educação Inclusiva e atua como professora especialista do atendimento educacional especializado, na Escola Municipal Maria Feijó, na Muribeca. Ela falou sobre os desafios e métodos aplicados na construção da educação inclusiva na escola onde trabalha. “O primeiro passo para incluir o aluno com deficiência é o afeto. É preciso acolher, ouvir e passar segurança para que ele possa desenvolver suas habilidades e potencializar seu conhecimento dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, é interessante também utilizar recursos pedagógicos, como jogos educativos inclusivos, que podem ser feitos a partir de materiais simples, tais como tampas de garrafa pet, papelão, botões, entre outros. Com isso, podemos produzir jogos da memória, por exemplo, que vão ajudar no processo de ensino-aprendizagem das crianças com deficiência”, explica a educadora. Ela complementa: “Durante o ano, trabalhamos a questão da inclusão com todos os alunos. É gratificante perceber a interação que existe entre eles”.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O programa Unir para Incluir, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, é composto por diversos projetos que visam a inclusão social por meio da educação. A rede municipal de ensino tem 3.205 pessoas com deficiência matriculadas. Conta com 65 salas de recursos pedagógicos e mais de 720 profissionais de apoio pedagógico. Além disso, a Prefeitura criou, em 2023, o Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção em Braille (NAPPB) que, dentre outros serviços, oferece curso de Tiflologia (estudo referente à instrução dos cegos), dá suporte a cegos e imprime livros paradidáticos.
Deixe uma resposta