Destaques COMPESA COMBATE DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA RMR

COMPESA COMBATE DESPERDÍCIO DE ÁGUA NA RMR


                  O  novo contrato de prestação de serviços de manutenção beneficiará mais de 4 milhões de pessoas

O desperdício de água na Região Metropolitana do Recife está sendo combatido pela Compesa com maior agilidade no conserto de vazamentos. A atuação mais rápida da Companhia em resposta às perdas de água deve-se ao início de um novo contrato de prestação de serviços de manutenção de rede de distribuição, que prevê a finalização de todas as etapas do conserto em até quatro dias. Com modalidade diferenciada que avalia o desempenho do prazo e da qualidade dos serviços, visando celeridade nos consertos das tubulações e reposição adequada dos pavimentos, o contrato, um investimento de R$ 368,9 milhões, contempla ainda substituição de trechos críticos de redes antigas e implantação de novas ligações.

O novo contrato será executado pelos próximos cinco anos por meio de três consórcios, envolvendo empresas de Pernambuco e de outros estados com referência nacional no setor do saneamento. São contratos com o mesmo perfil técnico e operacional. Desde de fevereiro, os consertos de vazamentos na RMR, que representavam cerca de 40% das queixas ligadas ao sistema de abastecimento recebidas pela Compesa, estão sendo realizados em um tempo bem mais curto a partir da data da solicitação. O prazo envolve desde a realização do diagnóstico e execução do reparo hidráulico até a reposição do pavimento. Nos contratos anteriores, o prazo médio era em torno de 28 dias. Já as novas ligações são realizadas em até nove dias após a solicitação do cliente. Para alcançar esses objetivos, as equipes estão trabalhando 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A contratação também tem como foco a eliminação de vazamentos pendentes. Em cinco meses de contrato, a Companhia já resolveu mais de 10 mil serviços antigos, o equivalente a 94% das pendências. A nova modalidade contratual beneficiará mais de 4 milhões de pessoas na RMR e a população já consegue perceber o impacto positivo. A atuação da Compesa na resolução dos vazamentos em menor tempo (quatro dias) tem resultado na diminuição expressiva das perdas aparentes (vazamentos) e também nas queixas dos moradores com relação à resposta da Compesa na prestação dos serviços.

Para Edna Muniz, moradora do bairro do Amparo, em Olinda, a mudança já começou. Ela foi uma das beneficiadas pelo formato mais ágil de atendimento da Compesa. “A gente tinha um problema grande aqui – na rua Coronel Joaquim Cavalcanti, que era, no dia do calendário, a água não passar da torneira lá da frente, sem força mesmo nem para encher a cisterna. Tinha uma tubulação antiga aqui no bairro que estava obstruída e aí pessoal veio e fez o serviço. Agora, a água vem forte. Resolveram o nosso problema de vez e bem mais rápido, quando antes era quase um mês esperando pra Compesa atender”, relatou a moradora.

A Compesa também está substituindo integralmente 70% dos ramais que apresentam vazamentos, reiniciando a vida útil e minimizando a possibilidade de ocorrerem novos episódios. Uma frente de obras está atuando na substituição de trechos críticos que apresentem fragilidade pelo tempo de uso e pelas reincidências de vazamentos constantes, eliminando em maior escala a quantidade de reparos.

Para o presidente da Compesa, Alex Campos, a Companhia vive uma nova fase na prestação dos serviços. “Nossas equipes estão atuando de maneira ininterrupta, desde a notificação do vazamento, no diagnóstico e execução de todo o serviço. As intervenções são monitorados através de indicadores de desempenho, prezando pela qualidade e o prazo de conclusão das intervenções, como uma resposta rápida e assertiva a uma das principais queixas da população”. Campos reforça que a inciativa será forte aliada da Companhia no combate às perdas, uma questão que vem sendo combatida de forma expressiva pela empresa. “Quanto menos tempo vazando e quanto menos vazamentos, menor será o desperdício de água, e essa é uma meta rigorosa que o programa irá assegurar ao longo da vigência contratual”, afirma o gestor.

Carlos Peruca 06 jul 2024 - 7:19m

0 Comentários

Deixe uma resposta


Governo de Pernambuco
Governo de Pernambuco – Educação

Governo de Pernambuco
Governo de Pernambuco – Educação