Destaques SAD firma acordo de cooperação técnica com Estônia Hub para impulsionar ações de Governo Digital no Estado

SAD firma acordo de cooperação técnica com Estônia Hub para impulsionar ações de Governo Digital no Estado


Parceria prevê implementação de melhores serviços públicos digitais para a população

A Secretaria de Administração (SAD), por meio da secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD), firmou um acordo de cooperação técnica com o Estônia Hub, organização responsável por apoiar implantação e melhorias de Governo Digital com base nas boas práticas da Estônia, país considerado referência mundial nessa área. Sem custos para o Estado, a parceria prevê o diagnóstico da maturidade digital do Estado de Pernambuco, com o objetivo de identificar oportunidades e lacunas para o avanço da implementação da governança e da execução de projetos em curso — todos com o objetivo final de levar mais e melhores serviços públicos digitais para a população.

O acordo firmado entre a SAD e o Estônia Hub promoverá o levantamento de potencialidades diversas, riscos e outras sugestões para implementação de Governo Digital em Pernambuco, explorando tópicos sugeridos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O hub também desenvolverá uma análise comparativa entre o nível de digitalização dos estados brasileiros e o modelo de e-gov da Estônia, bem como uma revisão de comunicação e engajamento no Estado de Pernambuco para formular sugestões de estratégias comunicacionais que atendam às necessidades gerais da população.

O primeiro contato da SAD com as iniciativas da Estônia se deu em abril deste ano, numa missão onde representantes da Secretaria visitaram a cidade de Tartu, na Estônia, para participarem da 10ª Conferência de e-Governança, evento que apresentou as estratégias responsáveis por tornar o país europeu referência em governo digital no mundo. 

Na ocasião, a secretária de Administração, Ana Maraíza, esteve acompanhada pelo secretário Executivo de Transformação Digital, Miguel Gaia Bahia e pelo presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Allan Araújo. “Conhecemos de perto as estratégias que tornaram a Estônia a maior referência em transformação digital para governos e acreditamos que podemos replicar as boas práticas e iniciativas no nosso Estado”, ressalta a secretária Ana Maraíza. 

Referência em Governo Digital – O Estonia Hub é reconhecido por promover missões internacionais, pesquisas, análises comparativas, consultorias e projetos de aprendizagem para órgãos brasileiros que desejam iniciar ou avançar na jornada de transformação digital para governos. A empresa usa como base do seu trabalho o caso da Estônia. Localizada no norte do continente europeu, o país é, atualmente, destaque mundial em governo digital. De acordo com a sociedade digital do país, o E-Estonia, 99% dos serviços públicos estão disponíveis para que a população acesse sem sair de casa, reunindo mais de 2,5 mil serviços em formato digital. 

Para o secretário Executivo de Transformação Digital, o acordo de cooperação técnica com o hub é um passo importante para alavancar as iniciativas estratégicas de governo digital já existentes em Pernambuco. “Com essa parceria será possível aprender mais rápido com conhecimentos especializados em governo digital no Brasil e no mundo todo. Estamos confiantes de que o acordo vai fortalecer nossa capacidade de entrega de serviços públicos digitais e nos habilitará a enfrentar os desafios atuais de transformação digital e inovação com ainda mais efetividade”, afirma. 

No Brasil, o Governo do Estado do Piauí já teve uma experiência bem sucedida com o Estônia Hub. Com auxílio da organização, o governo aumentou em cinco vezes a oferta de serviços públicos digitais e se tornou o primeiro estado do Nordeste a ter identidade digital após a parceria com o Estônia Hub. Isso foi possível com o diagnóstico da maturidade do estado, estabelecimento de metodologias de seleção de serviços, implantação da tecnologia estoniana de compartilhamento de dados em sistemas governamentais, entre outras ações que tiveram contratações específicas.

Carlos Peruca 29 jun 2024 - 12:20m

0 Comentários

Deixe uma resposta