Destaques Semana de Enfermagem do Coren-PE chega à Zona da Mata

Semana de Enfermagem do Coren-PE chega à Zona da Mata


Atividades serão realizadas nos municípios de Goiana e Vitória de Santo Antão e integram programação promovida pelo Conselho.

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) promove até o dia 22 de maio, a Semana de Enfermagem 2024, que promete movimentar todo o estado com uma programação diversa. Entre as atividades acadêmicas estão oficinas, palestras e cursos voltados para estudantes e profissionais. Na Zona da Mata, a programação será desenvolvida em Goiana e em Vitória de Santo Antão.

Nesta terça-feira (21), Goiana recebe um conjunto de palestras que vão debater temas como: “Tecnologias e Cuidados no Manejo de Lesões de Pele”; “Boas Práticas na Manutenção de Cateteres Venosos e Arteriais” e; “Suporte básico e avançado de vida: atualizações e boas práticas”. O evento ocorre no Centro Técnico de Goiana – CENTEG, a partir das 8h. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site do Coren-PE (www.coren-pe.gov.br).

No mesmo dia, de forma paralela, o Centro Universitário da Vitória de Santo Antão – UNIVISA recebe outra série de atividades com temas como “Tecnologias e cuidados no manejo de lesões de pele”; “As boas práticas na manutenção de cateteres venosos e arteriais” e; “Suporte básico e avançado de vida: atualizações e boas práticas”. A programação tem início às 8h e as inscrições também devem ser feitas através do site da autarquia.
Com o tema: “O impacto das tecnologias para o futuro da Enfermagem, informação, ética e cuidado”, a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-PE tem o objetivo de celebrar a dedicação e a importância categoria. Com uma programação repleta de atividades educativas, premiações e ações sociais, a Semana da Enfermagem 2024 promete ser um marco na valorização de auxiliares, técnicos e enfermeiros.

“É um momento de reflexão, aprendizado e celebração. Queremos que os profissionais de enfermagem se sintam valorizados e reconhecidos pelo trabalho essencial que desempenham no dia a dia. A cada edição deste evento, nos empenhamos para aprimorar a qualidade das atividades previstas na programação. E essa, com toda a certeza, será a maior Semana da Enfermagem promovida pelo Coren Pernambuco de toda a história”, garante Dr. Gilmar Júnior, Presidente do Coren-PE.

De acordo com o coordenador do evento, Dr. Gabriel Gomes, este ano, a programação da Semana da Enfermagem foi pensada de maneira arrojada, considerando os anseios da categoria e do plenário do Coren Pernambuco. “A ideia é reafirmar o compromisso da gestão, quanto ao empoderamento profissional, o desenvolvimento e o progresso da enfermagem enquanto ciência. Então, é uma proposta que vai se estender da capital ao Sertão, passando por cidades polos, onde a gente pretende cada vez mais se aproximar dos profissionais e descobrir o que é o futuro. Além de discutir alguns aspectos relacionados à enfermagem como um todo, considerando o tema central do evento”, ressalta.

Programação Científica – Um dos pontos altos da Semana da Enfermagem do Coren-PE é a realização dos cursos de capacitação, oficinas e palestras, que este ano ocorrem entre os dias 14 a 21 de maio. Ao todo, serão disponibilizadas 2.700 vagas para atividades que serão realizados no Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Petrolina, Goiana e Vitória de Santo Antão, contemplando assim todas as regiões do estado.

Encerramento – A cerimônia de encerramento da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-PE vai ocorrer no dia 22 de maio, em uma casa de eventos, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. O evento será voltado para convidados e na ocasião será realizada a entrega do Prêmio Joana Barros, uma homenagem a enfermeira pernambucana que dedicou mais de quatro décadas à enfermagem obstétrica e a vida acadêmica. Em 2014, Drª Joaninha, como também era conhecida, foi agraciada com o Prêmio Ana Nery, maior condecoração oferecida a um profissional de enfermagem no país. Em 2019, ela recebeu o prêmio de título de Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco, local onde trabalhou durante 42 anos.

“A expectativa é fazer uma Semana da Enfermagem cada vez mais representativa, cada vez mais inclusiva e que todos possam apreciar um pouco do que estamos planejando para a categoria. Eu considero que será, mais uma vez, um evento histórico. A intenção é cada vez mais fazer com que os profissionais de enfermagem de Pernambuco se sintam acolhidos, representados, referendados e enaltecidos pelo Conselho Regional da Enfermagem”, conclui Dr. Gabriel Gomes, coordenador da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-PE.

Joana Barros – Joana Araújo da Rocha Barros ingressou na Escola de Enfermagem do Recife (atualmente UFPE), no ano de 1957, tendo concluído o curso de graduação em Enfermagem e Obstetrícia em 1960. No ano seguinte, foi contratada na mesma escola como instrutora e enfermeira de Campo de Ensino da cadeira de Enfermagem Obstétrica. Em 1966, foi admitida como auxiliar de Ensino da Escola de Enfermagem, tendo se aposentado, em 2003, da Universidade. Continuou voluntariamente em atividade, até o ano 2020, desenvolvendo ações e assessoramento voltados ao crescimento do Departamento de Enfermagem do CCS/UFPE, no Campus Recife.

Destacou-se pela dedicação, compromisso e competência nos cuidados dispensados às crianças e suas famílias e no ensino da Enfermagem durante 42 anos de serviços prestados à UFPE, marcando várias gerações de estudantes. Em 2014, Drª Joaninha, como era conhecida carinhosamente, recebeu o Prêmio Anna Nery, maior condecoração oferecida a um profissional de enfermagem no país. Cinco anos depois, em 2019 ela foi agraciada com o título de Professora Emérita da UFPE. Drª Joana Barros faleceu em fevereiro do ano passado, aos 82 anos.

Carlos Peruca 20 maio 2024 - 14:54m

0 Comentários

Deixe uma resposta


SAO LOURENÇO DA MATA

SAO LOURENÇO DA MATA