SDS/PE homenageia as mães das Forças de Segurança e as surpreende
Elas são minoria nas corporações das Polícias Militar, Civil, Científica, também no Corpo de
Bombeiros e na Defesa Civil. Como toda mulher que trabalha e tem filhos, precisa se desdobrar para realizar, com excelência, seu trabalho seja em alguma missão nas ruas do nosso estado, seja na educação dos filhos e cuidados do lar. Neste domingo (12), Dia das Mães, a equipe de Comunicação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE) divulga a homenagem que fez a representantes de cada operativa, as surpreendendo com o que consideram sua maior conquista: o amor dos filhos.
O convite feito pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM) da SDS parecia ser apenas para que falassem um pouco de como é ser mãe sendo também policial militar, civil, médica legista da Polícia Científica, bombeira militar, agente da Defesa Civil e servidora da SDS, mas ao final elas foram surpreendidas. Com toda a gravação sendo filmada, após o depoimento ter sido colhido de forma separada sem que uma visse a outra. Um fone de ouvido foi entregue, uma música já embalava a emoção e pronto: a voz que abala a estrutura de cada mãe era ouvida, os seus filhos se declarando para elas. As reações são genuínas, o extravasar da emoção é quase automático e o presente embrulhado com amor.
“O olhar da sociedade ainda não vê além da farda que representa a instituição. Neste Dia das Mães preparamos algo especial que toca o coração de todos, que revela a bravura não da atividade repressiva, ou da coragem de enfrentar um incêndio ou arriscar a própria vida salvando a de alguém em um
assalto ou até resgatando alguém em um soterramento; mas a garra de quem é mãe com toda a complexidade desta função. Mães, biológicas, de coração, atípicas ou não, que merecem nossa admiração. Não posso deixar de registar o orgulho da minha equipe, que teve tanta sensibilidade em produzir este material”, comentou a gerente-geral de Comunicação da SDS, Ana Luiza Machado.
A mãe que representa a Polícia Civil, Juliana Mieko, contou que a homenagem foi uma oportunidade de se sentir amada. “Eu jurava que estava recebendo o fone para ouvir alguma musiquinha ambiente. Quando ouvi a voz da Luiza, nossa… Só de contar já começo a chorar. É difícil ela dizer até um “tô com saudade”, imagina ouvir o “te amo, mamãe”?”, afirmou Mieko. A perita papiloscopista e também estudante de Jornalismo passou no concurso da Polícia Civil em 2008, mas se tornou mãe em 2003, aos 23. Com quatro meses de vida, a primogênita Luiza foi diagnosticada com um câncer na região do tórax, que enraizou e estrangulou a medula, a tornando paraplégica dos membros inferiores. Em 2013, nasceu Bento, prematuro de 6 meses, pesando apenas 890g e por conta da pré-eclâmpsia que sofreu, ele foi diagnosticado aos dois anos, como autista de grau 2. Em 2019, nasce Mariana, “o terceiro presente” como Mieko chama.
Além de Mieko participam do vídeo as mães: subtenente da PM Luciana Sales e os seus gêmeos Davi e Pedro de 8 anos; a médica legista Demetria Valença, mãe de Maria Fernanda de 10 anos; Keyla, agente da Defesa Civil, mãe de Eduardo (9) e Pedro (6); a bombeira Priscila Pontes,mãe de Larissa (22) e Helena (4), além da servidora da SDS, Solange Correia mãe de Luiza Fernanda e mãe do coração de Carol.
O vídeo-homenagem será postado no Instagram da SDS (@sdspeoficial) com o desejo de que o amor seja sempre a maior força que cada mãe possa ter. Que seja um domingo muito feliz a todas as mães, especialmente as que são das Forças de Segurança de Pernambuco.
Direção e produção: Maria Eugenia Nunes e Djair Pedro
Edição: Djair Pedro
Deixe uma resposta