Em solenidade prestigiada, Lagoa Grande recebe título de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho na Alepe
A Assembleia Legislativa de Pernambuco foi palco nesta terça-feira (16) de uma justa homenagem ao município de Lagoa Grande, localizado no Vale do São Francisco. Por proposição do deputado estadual Jarbas Filho (MDB), o município recebeu o Título Honorífico de Capital Pernambucana da Uva e do Vinho em solenidade realizada no auditório Sérgio Guerra e presidida por Henrique Queiroz Filho. A comenda foi recebida pelo prefeito Vilmar Cappellaro.
Com pouco mais de 25 mil habitantes, Lagoa Grande deixou de ser considerado um destino de passagem e passou a ser considerada a terra de oportunidades no Vale do São Francisco. Seu potencial agrícola, especialmente com a produção de uvas e vinhos, e o investimento feito na infraestrutura da região, principalmente no Governo de Jarbas Vasconcelos, foram essenciais para o crescimento do município.
“De acordo com dados divulgados pelo IBGE, Lagoa Grande registrou a produtividade de 47 toneladas por hectare de uvas, superior à média nacional, que foi de 19,4 toneladas por hectare. Além disso, o município tem o terceiro maior PIB do São Francisco , chegando a quase R$500 milhões. Este é um ato de reconhecimento por sua grandeza, por sua importância para a vitivinicultura e enoturismo do nosso estado. Tenho certeza que o título hoje aqui conferido irá colaborar para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, além da atração de turistas para a cidade”, afirmou Jarbas Filho.
A solenidade, bastante prestigiada, contou com a apresentação do coral da Alepe e da cordelista Ronilde Gonçalves, que, em forma de cordel, falou sobre os atrativos de Lagoa Grande. Enalteceram o município em seus discursos, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; o deputado federal Fernando Monteiro e o empresário Jorge Garziera, ex-prefeito da cidade que, vindo do Rio Grande do Sul, deu início ao cultivo das uvas no município.
Emocionado, o prefeito Vilmar Cappellaro falou sobre o trabalho que vem sendo realizado na cidade, essencial para que hoje Lagoa Grande seja considerada a capital pernambucana da Uva e do Vinho. “Estamos fazendo um trabalho sério em Lagoa Grande, buscando investir na infraestrutura, no desenvolvimento do município. Estamos atraindo empresas para o nosso polo industrial e fazemos isso junto com o nosso povo. Foi dessa forma que conquistamos esse título, com organização e investimento. Quero fazer um agradecimento especial ao deputado Jarbas Filho. Você teve um ato de grandeza e tenho certeza que agora virão mais investimentos para o nosso turismo e outros setores na nossa cidade”.
Frente Parlamentar – Também por iniciativa de Jarbas Filho, a Casa Joaquim Nabuco aprovou a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Vitivinicultura e Enoturismo do Estado. O grupo de trabalho, que começará a se reunir este ano, busca viabilizar debates que possam proporcionar a ampliação da produção das uvas e vinhos. Segundo o parlamentar, o Vale do São Francisco é conhecido como Rota da Uva e do Vinho e possui expressivas potencialidades para alavancar o Enoturismo, gerando ganhos para a economia de Pernambuco, aumentando arrecadação, renda e empregos.
Deixe uma resposta